Ícone do site Portal GCMAIS

Bebê de seis meses recebe vacina contra a Covid-19 por engano

Bebê de seis meses recebe vacina contra a Covid-19 por engano

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Uma bebê de seis meses de idade recebeu a vacina contra a covid-19 por engano, no município de Altinópolis, na região norte de São Paulo.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A menina havia sido levada pela família ao posto de saúde para receber a vacina pentavalente — que previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B. Na hora de ser imunizada, a criança recebeu um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra a covid-19 — com o equivalente a seis doses para adultos.

A técnica de enfermagem que aplicou a vacina percebeu o erro no momento em que foi jogar o frasco no lixo. Ela avisou a mãe da bebê, e a criança de seis meses foi levada para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O caso ocorreu no dia 17 de janeiro. No dia 21, a menina recebeu alta hospitalar, e hoje ela continua sendo acompanhada em casa por equipes de saúde de Altinópolis.

Publicidade

A Secretaria de Saúde do município informou que a bebê passa bem. A pasta também abriu um processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem que aplicou o imunizante errado.

Atualmente, a vacinação de crianças no Brasil contempla o público a partir dos 5 anos de idade. Logo, não há recomendação para imunização de bebês. A formulação da vacina infantil, fabricada pela Pfizer/BioNtech, será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos oito semanas de intervalo entre primeira e segunda doses. Quem completar 12 anos entre a D1 e a D2 deve concluir o esquema vacinal com a dose pediátrica da Pfizer.

A tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores – em vez da tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias.

Leia também | Confira as listas de agendados para vacinação contra Covid até domingo (30), em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile