ECONOMIA

Conta de luz terá bandeira verde para consumidores da tarifa social

Para os demais clientes, a bandeira será de escassez hídrica

Compartilhe:
31 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A conta de luz terá bandeira verde em fevereiro para os consumidores que recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Conta de luz terá bandeira verde para consumidores da tarifa social
Foto: Pexels

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para os demais consumidores, a bandeira vigente será de escassez hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. A tarifa não vale para moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional, que não pagam bandeira tarifária, como é o caso de Roraima.

A Aneel lembra que a bandeira escassez hídrica foi instituída a partir de setembro do ano passado, com previsão de duração até abril deste ano. Para fortalecer o enfrentamento da mais severa seca dos últimos 91 anos.

As famílias de baixa renda inscritas no programa de tarifa social pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10 a 65%, dependendo da faixa de consumo. Estima-se que 11,5 milhões de famílias podem ser beneficiadas com cadastro automático ao programa a partir deste ano, além das 12,4 milhões já beneficiadas.

Bandeira verde na conta de luz

Em 2015, as contas de luz passaram a considerar o Sistema de Bandeiras, composto pelas modalidades: verde, amarela e vermelha. Essas cores indicam se haverá ou não valor a ser repassado ao consumidor final em função das condições de geração de eletricidade. Se temos poucas chuvas e as termelétricas estão acionadas, o custo sobe e adotamos a bandeira amarela ou vermelha. Se os reservatórios estão cheios, não usamos as termelétricas e a bandeira é verde.

Leia também | Bandeira de escassez hídrica: saiba até quando deve durar a tarifa mais cara na conta de energia

Até quando deve durar a bandeira de escassez hídrica?

A cobrança extra será feita até 30 de abril de 2022 e encarece a conta de energia, em média, em 6,78%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira de escassez hídrica substitui a bandeira vermelha 2, em vigor desde junho do ano passado e que sofreu reajuste de 52% em julho.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.