As aulas do ano letivo 2022 da rede pública de ensino têm início nesta terça-feira (1º) em Fortaleza. Conforme os decretos estadual e municipal em vigor, as atividades de ensino presenciais estão liberadas. Assim, 100% dos alunos estarão de forma presencial nos centros de educação infantil, creches conveniadas e escolas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, serão adotados todos os cuidados e protocolos sanitários para o enfrentamento à Covid-19, indicados pelas autoridades de saúde. Para isso, as unidades continuam equipadas com os insumos necessários e adaptadas. Além disso, os itens de proteção individual estão assegurados para alunos e profissionais.
As máscaras N95, de uso obrigatório para os profissionais, já estão sendo adquiridas. Existe ainda a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacinação para os estudantes maiores de 18 anos, assim como dos profissionais e colaboradores.
Matrículas
Com um aumento no número de matrículas, a Rede Municipal conta hoje com 242 mil alunos nas etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades escolares ainda estão recebendo demanda de matrículas, portanto a estimativa é que o número total de estudantes pode chegar a 245 mil. No início do ano letivo 2021, a rede de ensino contava com 235 mil estudantes.
Os estudantes matriculados na rede municipal receberão material escolar, livros e conteúdos complementares, como apoio ao desenvolvimento das atividades escolares, além de fardamento, agenda escolar e alimentação nas unidades, conforme cardápio elaborado por nutricionistas.
Leia também | Itens de supermercados de Fortaleza têm diferença de preço acima de 100%; confira dicas para economizar
Aulas na rede pública de Fortaleza
Cada aluno recebe kit pedagógico, composto conforme especialidade de cada etapa – Educação Infantil e Ensino Fundamental. O kit inclui, entre outros itens, cadernos, canetinhas, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, cola e tesoura.
Os alunos matriculados na Rede Municipal recebem também obras didáticas disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além dos livros, a Prefeitura disponibiliza materiais complementares (livros e cartilhas) que suplementam e potencializam aprendizado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<