Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará é o estado com maior número de cadastros para doação de medula do Norte e Nordeste; saiba como doar

Ceará é o estado com maior número de cadastrados para doação de medula do Norte e Nordeste; saiba como doar

Foto: Governo do Ceará

O Ceará é o estado com maior número de voluntários cadastrados para doação de medula óssea das regiões Norte e Nordeste. Até dezembro de 2021, o órgão estadual cadastrou mais de 219 mil pessoas como possíveis doadores, informa o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Doação de medula óssea

Além de cadastrar os doadores, o Hemoce coleta células para transplantes de medula óssea em pacientes do Ceará e de outros estados e países. Em 2021, a unidade já realizou sete procedimentos. Desde 2012, foram realizadas 86 coletas, sendo 49 para transplantes de medula óssea em outros estados e 37 em outros países (Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Portugal e Holanda).

A doação de medula óssea ocorre quando o voluntário cadastrado é compatível com o paciente que necessita do transplante. Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 35 anos de idade, estar saudável, não ter sido diagnosticado com câncer alguma vez e apresentar um documento de identificação oficial com foto. O doador também preenche uma ficha com dados pessoais e tem coletada uma amostra de 5 ml de sangue. Os voluntários já cadastrados devem ficar atentos para o caso de serem convocados e atualizar os dados quando houver mudança de endereço e telefone.

Locais de cadastro em Fortaleza:

Publicidade

– Sede do Hemoce (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo)

– Praça das Flores (Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota)

– Shopping Parangaba (Av. Germano Franck, 300 – Parangaba)

– Instituto Dr. José Frota (IJF) (Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro)

No Interior, os doadores podem se cadastrar nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

O cadastro é único e o interessado em doar precisa manter as informações pessoais atualizadas. Para isso, basta ligar para o Núcleo de Medula do Hemoce (85) – 3101.2288 ou enviar um e-mail para nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br e informar que deseja atualizar seu cadastro. A atualização também pode ainda ser feita no site www.redome.inca.gov.br.

Leia mais | Campanha estimula doação de medula óssea com temática da Mega da Virada

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile