Para este semestre, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) irá ofertar 7.525 vagas para cursos de formação inicial e continuada no âmbito do programa Qualifica Mais, do Governo Federal. Para se candidatar a uma das vagas ofertadas pela Uece no Qualifica Mais-Emprega Mais, o interessado deverá comparecer pessoalmente, entre 3 e 18 de fevereiro, no local do curso para a entrega de documentos e assinatura da ficha de inscrição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cursos na Uece
Entre os documentos obrigatórios, estão: ficha de inscrição preenchida, RG e CPF do aluno (ou do responsável, se menor de idade), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e termo de compromisso assinado, gerado no Sistec após a confirmação de matrícula.
O cadastro no Sistec (pré-matrícula e confirmação de matrícula) será realizado pela Coordenação de Ensino e a Coordenação de Desenvolvimento do Pronatec/Funece, no período de 18 a 29 de fevereiro.
Somente no primeiro semestre de 2022, serão oferecidas 2.025 vagas para os cursos de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de banco e recepcionista em serviços de saúde. Ao todo, serão 81 turmas, distribuídas em 43 municípios do Ceará (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu).
Saiba mais | Uece ofertará 7.525 vagas para cursos de formação inicial e continuada em 2022
Cursos no segundo semestre
Já para o egundo semestre de 2022, a Uece vai oferecer 5.500 vagas em cursos do Qualifica Mais Progredir, cujo público-alvo são os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, com idade a partir de 18 anos e ensino fundamental completo.
O curso Microempreendedor Individual (MEI) será realizado em sete municípios (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca e Sobral), também em parceria com as prefeituras locais, que disponibilizarão a estrutura física para as aulas. Ao todo, serão 220 turmas. As datas de pré-matrícula, matrícula e início das aulas serão divulgadas em breve.
A Uece, por meio do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, oferecerá três cursos e totalmente gratuitos.
I) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Almoxarife
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam os almoxarifados para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar, preservando o estoque limpo e organizado. Empacotam ou desempacotam os produtos, realiza expedição materiais e produtos, examinando-os, providenciando os despachos dos mesmos e auxiliam no processo de logística.
Carga horária: 160 horas
Escriturário de Banco
Escolaridade Mínima: Ensino Médio – Completo.
Perfil Profissional: Prestam atendimento a usuários de serviços bancários; realizam operações de caixa; fornecem documentos aos clientes e executam atividades de cobrança. Apoiam as atividades da agências e demais setores do banco; administram fluxo de malotes; compensam documentos e controlam documentação de arquivos. Estabelecem comunicação com os clientes, prestando-lhes informações sobre os serviços bancários.
Carga horária: 160 horas
II) Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Recepcionista em Serviços de Saúde
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo.
Perfil Profissional: Recepcionam e prestam serviços de apoio a pacientes, visitantes; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em consultórios, hospitais; marcam consultas e recebem pacientes ou visitantes; averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados; agendam serviços; observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos pacientes e visitantes e notificando seguranças sobre presenças estranhas; fecham contas e estadas de pacientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Carga horária: 240 horas
III) Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Agricultor Familiar
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema. Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende à legislação vigente.
Carga horária: 200 horas
Agricultor Orgânico
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.
Perfil Profissional: Executa com base nas técnicas da produção orgânica, o manejo do solo e das culturas, a produção de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos orgânicos. Cultiva e beneficia produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras. Utiliza manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Opera e regula maquinário e implementos agrícolas exclusivos para utilização em sistemas orgânicos de produção.
Carga horária: 200 horas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<