Ícone do site Portal GCMAIS

Limites entre Fortaleza e Eusébio são debatidos em reunião com prefeituras

Limites entre Fortaleza e Eusébio são debatidos em reunião com prefeituras

As prefeituras de Fortaleza e Eusébio ainda não chegaram a um consenso sobre a região da Lagoa da Precabura. Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece) promoveu nesta quinta-feira (3) para discutir a definição de limite entre os municípios de Fortaleza e Eusébio. O encontro ocorreu de forma remota e envolveu representantes dos dois municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, as prefeituras de Fortaleza e Eusébio ainda não chegaram a um consenso sobre a região da Lagoa da Precabura, que marca a divisão entre os dois municípios. Mourão destacou ainda que a Prefeitura de Fortaleza apresentou mapas com cartas topográficas antigas – da década de 1920 à década de 1970 – e os entregou ao município de Eusébio, que deve reavaliar a questão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O coordenador do Celditec informou que a indefinição sobre o limite na região deve-se ao fato de a Lagoa da Precabura ter sofrido muitas intervenções ao longo dos anos. “Ela foi uma salina, depois foi feita aquela estrada que vai para o Beach Park, e isso fez com que mudasse essa parte mais ao norte da lagoa”, explicou.

Sugestão de limite apresentada pela Prefeitura de Fortaleza a Eusébio pautará próximo encontro

Uma nova reunião deve ser marcada pelo comitê até o fim do mês de fevereiro, quando a Prefeitura de Eusébio dará resposta sobre a sugestão de limite apresentada pela Prefeitura de Fortaleza. Havendo acordo entre os municípios, um documento será levado à Assembleia Legislativa para homologação e votação na Casa. “Como há claramente uma indefinição de limites entre Eusébio e Fortaleza, isso pode ser perfeitamente objeto de um acordo de limites intermunicipais”, acrescentou Mourão.

Leia também | Fortaleza realiza nova repescagem de vacinação contra Covid-19 para crianças neste fim de semana

Publicidade
Sair da versão mobile