Quem nunca cantou a famosa música “Parabéns a você” em festas de aniversário? É difícil encontrar quem não conheça a tradicional canção de felicitações. O que muitos não sabem, no entanto, é que a letra da melodia completa 80 anos neste domingo (6).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A melodia de “Parabéns a Você”, popularmente alterada para “Parabéns pra você” tem origem na canção “Good Morning to All” (“Bom dia a todos”), das irmãs e professoras norte-americanas Mildred J. Hill e Patty Hill em 1893, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A música era acompanhada pela repetição do título quatro vezes, em 1875.
Mas, em 1942, no Brasil, houve um concurso elaborado pelo radialista Almirante, da extinta Rádio Tupi, para elaborar uma letra em harmonia com a melodia de ‘Happy birthday to you’. O certame recebeu cerca de 5 mil inscrições e teve como vencedora a dona de casa Bertha Celeste. Dois anos mais tarde, começaram as gravações da versão brasileira. Bertha nasceu em Pindamonhangaba, em São Paulo, no ano de 1902, e faleceu em 1999, aos 97 anos.
Leia também | Vídeo: idosos se divertem usando boias de rodinha em casa de repouso
“Parabéns a você”
Bertha escreveu a canção tal como conhecemos até hoje:
“Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida”.
No Brasil, após cantar a música ao aniversariante, é costume declamar o seguinte bordão:
É pique, é pique. É pique, é pique, é pique!
É hora, é hora. É hora, é hora, é hora!
Rá-tim-bum!
(Nome do aniversariante 3 vezes)
A música “Parabéns a Você’ contabiliza 43 gravações no banco de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).