Ícone do site Portal GCMAIS

Fenae ajuíza recurso para manter validade de concurso da Caixa e contratar mais empregados

Fenae ajuíza recurso para manter validade de concurso da Caixa e contratar mais empregados

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve avaliar um recurso para manter a validade do concurso da Caixa Econômica Federal realizado em 2014. O certame foi um dos maiores realizados pela Caixa, com quase 1,2 milhão de inscritos. Foram considerados aprovados 32.879 mil candidatos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) protocolaram o chamado “recurso de revista” na Ação Civil Pública (ACP) que trata da contratação de empregados aprovados na seleção do banco. O recurso, ajuizado na primeira semana de fevereiro, seguiu para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para possibilitar à Caixa contratar mais trabalhadores aprovados no referido certame.

Como observa a Fenae, a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho (MPT) já permitiu a contratação de aproximadamente 6 mil trabalhadores ao garantir a continuidade da vigência do certame de 2014. As entidades consideram que o chamado de mais aprovados é resultado da mobilização de sindicatos e das associações de pessoal da Caixa (Apcefs). Enquanto não forem esgotados os recursos — ou seja, não houver trânsito em julgado da ação — o concurso permanece vigente.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou que o deficit de empregados tem levado os bancários da Caixa à sobrecarga de trabalho e ao adoecimento. “Nossa atuação por mais contratações é imediata para garantirmos condições dignas de trabalho aos empregados. A direção do banco continua cobrando metas abusivas e jornadas exaustivas”, conta.

Publicidade

Leia também | Microcrédito pode ser renegociado no Ceará até 30 de junho

Takemoto reforça que as contratações também vão contribuir para melhorar o serviço à população. “Os atuais trabalhadores estão doentes e isso afeta diretamente o atendimento à população que mais precisa da Caixa pública”, afirma. “Os empregados têm sido fundamentais na pandemia, colocando a própria saúde em risco, se dedicando, cumprindo o papel social do banco”, acrescenta o presidente da Fenae.

Já a presidente da Contraf, Juvandia Moreira, defendeu urgência na contratação de mais empregados na Caixa, uma vez que a demanda nas agências do banco tem crescido. “É um absurdo a Caixa não convocar aprovados de 2014 faltando tantos empregados nas agências. Esse governo quer abrir novo concurso público sem necessidade, em ano eleitoral”, pontua.

O relatório de Análise de Desempenho do 3º semestre de 2021 do banco mostra que 84.751 empregados atuam na empresa, embora haja 87.544 vagas/cargos autorizados pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile