Programas de seleção e incentivo à educação de nível superior estão agora reunidos em um único portal. O Ministério da Educação (MEC) criou uma nova plataforma para todas as ações do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
O site: acessounico.mec.gov.br traz as informações e acessos aos estudantes dos programas de apoio ao ensino universitário. De acordo com o MEC, o portal Acesso Único garante a segurança digital com modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência e monitoramento.
Portal Único para Sisu, Fies e Prouni
No mesmo local, estão as ofertas de vagas, caminhos para acompanhar cada inscrição e informações completas sobre cada programa de ingresso ao ensino superior.
O site passará por aperfeiçoamento com novas funcionalidades para os processos seletivos a partir do segundo semestre deste ano.
Como concorrer às vagas no Sisu?
Pode participar do Sisu quem fez o Enem e não tirou zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato obteve na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.
Para efetuar a inscrição, é necessário que o estudante tenha realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020.
Leia também | Estudantes já podem consultar vagas do Prouni; inscrições começam no dia 22
Critérios para bolsas do ProUni
O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral.
É preciso que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<