NO ANTIGO IPPOO 1

Parque Urbano do bairro Itaperi está com 70% das obras concluídas

A previsão é que a entrega do Parque Dom Aloísio Lorscheider ocorra durante o primeiro semestre de 2022

Compartilhe:
9 de fevereiro de 2022
Portal GCMAIS

O Parque Urbano Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, está com 70% da implantação finalizada. O espaço foi implantado em um terreno de aproximadamente 30 mil metros quadrados, que pertencia ao extinto Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), às margens da avenida Bernardo Manuel, esquina com a rua Holanda.

Parque Urbano do bairro Itaperi está com 70% das obras concluídas
Foto: Ascom SOP

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As equipes da Superintendência de Obras Públicas (SOP) monitoram as intervenções no local que, no momento, estão concentradas nas instalações elétricas e portas de madeira da biblioteca, cobertura e instalações elétricas dos quiosques, polimento da pista de skate, execução do lastro de calçadas e assentamento de piso tátil.

“Será um equipamento único para aquela comunidade, que vai proporcionar lazer, educação, movimentar a economia local e influenciar de forma positiva o entorno, transformando a vida das pessoas que lá residem e apagando aquela imagem negativa que o presídio passava”, afirma o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

A previsão é que a entrega do Parque Dom Aloísio Lorscheider ocorra durante o primeiro semestre de 2022. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões.

Confira como ficará a nova estrutura:

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Parque urbano no Itaperi

O terreno onde ficava o IPPOO 1 vai dar lugar a uma área de lazer com areninha, quadras para práticas de esportes, biblioteca, quiosques, academia ao ar livre, brinquedopraça, anfiteatro e rampa de skate.

Um dos presídios mais antigos do estado foi criado no dia 25 de maio de 1978, na gestão do ex-governador Adauto Bezerra. Foi a maior unidade prisional do Ceará por bastante tempo e recebeu milhares de presos ao longo de décadas.

Em 1981, por exemplo, ocorreu a primeira grande rebelião. Nove presos fugiram, fazendo um sargento refém. Três anos depois, acontece uma fuga em massa, depois da muralha ser dinamitada pelo lado de fora. Já em 2002, a primeira grande transferência de detentos marcava o início do fim da história do IPPOO 1.

Depois de quase 35 anos de funcionamento, o presídio foi desativado em 2013. Os últimos 58 detentos foram transferidos para outras unidades.

Foto: Divulgação

Leia também | Antigo IPPOO 1 é demolido para dar lugar a parque urbano em Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.