A limpeza do material está sendo feita pelas prefeituras do Interior
Praias de Caucaia e Fortaleza registram manchas de óleo; saiba quais
Até esta quarta-feira (9), pelo menos 27 praias do Ceará registraram manchas de óleo. O material foi avistado nas praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Mais um ponto de Fortaleza foi contaminado com o óleo, a Praia da Leste Oeste.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Manchas de óleo
As informações foram repassas pelo pesquisador Eduardo Lacerda, do programa Cientista-Chefe, da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). Outras sete cidades cearenses confirmaram a presença de óleo em suas praias.
A limpeza do material está sendo feita pelas prefeituras do Interior, conforme Lacerda. A pasta estadual auxilia na articulação do processo. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fornece Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tambores para armazenar o material coletado e a logística para a destinação desse óleo.
Feitos pelo Instituto de Estudos do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará e pela Marinha do Brasil, laudos sobre o óleo ainda estão sendo produzidos.
Leia mais | Pesquisadores analisam manchas de óleo que apareceram em praias do Ceará
Praias do Ceará
Amostras do óleo que começaram aparecer há uma semana em praias do Ceará foram recolhidas e estão em análise no Labomar (Laboratório Instituto de Ciências do Mar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em 2019, um vazamento de petróleo causado por um navio de bandeira grega se espalhou por 11 estados brasileiros, atingindo as praias do Nordeste entre agosto de 2019 e março de 2020. Esse material também se espalhou no litoral cearense.
Desde 2019, o Labomar estuda as manchas de óleo avaliando os impactos ambientais e a presença restante do material. Na última sexta-feira (28), os pesquisadores coletaram o óleo e analisam se ele ainda é parte do vazamento de petróleo ocorrido em 2019.
No entanto, as manchas já não são vistas nas praias cearenses há dois dias. Os pesquisadores do laboratório reforçam a importância da limpeza das praias e da análise sobre a qualidade ambiental dos espaços.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.