A partir deste mês de fevereiro, o consumidor cearense vai passar a receber a sua conta de energia com um novo elemento na fatura: um QR Code, código de barras digital, acionado com a câmera do celular, onde o cliente será direcionado a uma página de consulta dos dados fiscais. De acordo com a Enel Ceará, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, a medida tem como objetivo trazer mais informações e transparência aos usuários.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Por meio do QR Code na conta de energia, o cliente poderá ter em mãos todas as informações da sua nota fiscal, diretamente do Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos, de forma rápida e prática. O modelo estará disponível para todos os clientes e já está sendo gradativamente utilizado nas faturas de energia de todo o país.
De acordo com a Enel Ceará, a inclusão dos novos dados será para todos os clientes do Estado e não altera a forma de entrega da conta, as informações que já eram disponibilizadas aos clientes e os canais de pagamento. Além disso, a empresa informou que todas as faturas continuam com boleto, que seguem sendo emitidos em nome da Enel ou do Banco do Brasil.
Veja como será a conta de energia no Ceará a partir de fevereiro:
Para o diretor de Mercado da Enel Brasil, Luiz Flávio Xavier, essa inovação na conta de energia têm como objetivo alinhar as informações fiscais que são necessárias na fatura a partir deste ano e facilitar o entendimento dos dados disponíveis na conta. “O nosso trabalho é todo pensado em facilitar a rotina do nosso cliente. Entendemos que a conta de energia precisa ser cada vez mais prática, e estar sempre à mão dos consumidores com todas as informações necessárias, e de uma forma simples. Além das informações como a data de vencimento e o valor da conta, os clientes podem acompanhar o seu consumo mês a mês, comparando ainda com o consumo dos últimos doze meses, por exemplo. É importante lembrar que para uma maior comodidade, recomendamos aos clientes a adesão a conta por e-mail, que é a forma mais prática de ter a fatura sempre à disposição no telefone”, afirmou Luiz Flávio. Os clientes que queiram optar por essa modalidade e receber as faturas por e-mail, basta que o titular da unidade consumidora solicite pelo site da Enel, Whatsapp Elena, Facebook ou qualquer uma das lojas de atendimento.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Enel destacou ainda que os canais de pagamentos não sofreram alteração e, dessa forma, os clientes podem escolher a melhor opção dentre débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
Tira dúvidas sobre o QR Code e a conta de energia
Em caso de dúvidas sobre a fatura da conta de energia, o cliente pode entrar em contato com a Enel Ceará por meio dos canais de atendimento, como aplicativo da companhia, que pode ser baixado gratuitamente; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook e Twitter (@enelclientesbr); pelo Central de Atendimento no 0800 285 0196 e por meio do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608.
A explicação detalhada dos campos da fatura de energia também pode ser acessada no site da Enel Ceará: https://www.enel.com.br/pt-ceara/Para_Voce/entenda_sua_conta.html