MANCHAS DE ÓLEO

Pelo menos 64 praias cearenses já registram aparecimento de manchas de óleo em 2022

De acordo com o relatório da Sema, a cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem o maior volume de praias atingidas por manchas de óleo.

Compartilhe:
12 de fevereiro de 2022
A10

Pelo menos 64 praias do Ceará já registraram aparição de manchas de óleo em 2022. O último balanço foi divulgado às 17h da última sexta-feira (11), pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O material já analisado em laboratório tem características diferentes do petróleo venezuelano encontrado no litoral do Estado em 2019.

Pelo menos 64 praias cearenses já registram aparecimento de manchas de óleo em 2022
Foto: Divulgação

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

De acordo com o relatório da Sema, a cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem o maior volume de praias atingidas por manchas de óleo. A substância foi encontrada em pelo menos 9 praias, como: Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque.

A capital cearense aparece na sequência com seis praias com registro de manchas de óleo: Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará.

Praias do Ceará com manchas de óleo em 2022
• Aracati (Litoral Leste) – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Fontainha e Lagoa do Mato;
• Fortim  (Litoral Leste) – Praia Canoé e Praia do Forte;
• Beberibe  (Litoral Leste) – Praia do Parajuru e Prainha do Canto Verde;
• Cascavel  (Litoral Leste) – Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e Caponga;
• Aquiraz (RMF) – Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;
• Fortaleza – Praia da Abreulândia, Praia da Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará;
• Caucaia (RMF) – Praia do Cumbuco, Praia do Cauípe, Praia do Icaraí e Praia da Tabuba;
• São Gonçalo do Amarante (RMF) – Praia da Taiba, Praia do Pecém, Praia de Barramar e Praia da Colônia;
• Paracuru (Litoral Oeste) – Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor;
• Paraipaba (Litoral Oeste) – Praia de Lagoinha, Praia do Porto Velho, Praia do Capim Açú;
• Trairi (Litoral Oeste) – Praia de Cana Brava e Praia de Guajiru;

De acordo com a Sema, até o momento, a autarquia contabiliza o total de 20 tambores de 200 litros cheios de óleo coletado, com cerca de 4.000 litros de material recolhido. Do litoral Leste, a autarquia já recebeu tambores com óleo das prefeituras de Fortaleza (Seuma) e Aracati, além da Organização Não Governamental Verde Luz.

Sobre o novo surgimento de óleo no litoral Oeste, a Semace iniciou o fornecimento dos materiais, iniciando o atendimento à Prefeitura de Caucaia, nesta quarta-feira (9). Nesta quinta-feira (10), a superintendência atendeu solicitações das prefeituras de Paracuru e São Gonçalo do Amarante, que também detectaram a presença da referida substância na praia. Nessa sexta-feira (11), a autarquia atendeu demandas das prefeituras de Paraipaba e Trairi.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.