Pelo menos 64 praias do Ceará já registraram aparição de manchas de óleo em 2022. O último balanço foi divulgado às 17h da última sexta-feira (11), pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O material já analisado em laboratório tem características diferentes do petróleo venezuelano encontrado no litoral do Estado em 2019.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
De acordo com o relatório da Sema, a cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem o maior volume de praias atingidas por manchas de óleo. A substância foi encontrada em pelo menos 9 praias, como: Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque.
A capital cearense aparece na sequência com seis praias com registro de manchas de óleo: Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará.
Praias do Ceará com manchas de óleo em 2022
• Aracati (Litoral Leste) – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Fontainha e Lagoa do Mato;
• Fortim (Litoral Leste) – Praia Canoé e Praia do Forte;
• Beberibe (Litoral Leste) – Praia do Parajuru e Prainha do Canto Verde;
• Cascavel (Litoral Leste) – Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e Caponga;
• Aquiraz (RMF) – Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;
• Fortaleza – Praia da Abreulândia, Praia da Sabiaguaba, Praia do Futuro, Praia do Cais do Porto/Serviluz, Praia da Leste Oeste/Formosa e Praia da Barra do Ceará;
• Caucaia (RMF) – Praia do Cumbuco, Praia do Cauípe, Praia do Icaraí e Praia da Tabuba;
• São Gonçalo do Amarante (RMF) – Praia da Taiba, Praia do Pecém, Praia de Barramar e Praia da Colônia;
• Paracuru (Litoral Oeste) – Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor;
• Paraipaba (Litoral Oeste) – Praia de Lagoinha, Praia do Porto Velho, Praia do Capim Açú;
• Trairi (Litoral Oeste) – Praia de Cana Brava e Praia de Guajiru;
De acordo com a Sema, até o momento, a autarquia contabiliza o total de 20 tambores de 200 litros cheios de óleo coletado, com cerca de 4.000 litros de material recolhido. Do litoral Leste, a autarquia já recebeu tambores com óleo das prefeituras de Fortaleza (Seuma) e Aracati, além da Organização Não Governamental Verde Luz.
Sobre o novo surgimento de óleo no litoral Oeste, a Semace iniciou o fornecimento dos materiais, iniciando o atendimento à Prefeitura de Caucaia, nesta quarta-feira (9). Nesta quinta-feira (10), a superintendência atendeu solicitações das prefeituras de Paracuru e São Gonçalo do Amarante, que também detectaram a presença da referida substância na praia. Nessa sexta-feira (11), a autarquia atendeu demandas das prefeituras de Paraipaba e Trairi.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<