A partir desta segunda-feira (14), o Ceará deve retomar as cirurgias eletivas na rede pública de saúde do estado. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Marcos Gadelha, na manhã de hoje. Segundo o titular da pasta, o retorno das cirurgias acontece em razão da queda de casos de Covid-19 nas unidades.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas no Ceará
No último dia 6 de janeiro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) havia informado que as cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual estavam suspensas. A decisão foi tomada em decorrência do aumento de casos Covid-19 e de síndrome gripal no mês passado.
Vacina e cirurgia
Não há registros na literatura científica quanto à necessidade de intervalos entre a vacinação para Covid-19 e a realização de cirurgias. Porém, sugere-se aguardar pelo menos sete dias entre a vacinação e o procedimento cirúrgico, a fim de evitar confusão quanto às possíveis reações à vacina ou as complicações cirúrgicas, caso surjam sintomas clínicos no paciente.
Leia também | Ceará estende medidas do último decreto contra a Covid-19, informa Camilo
Ceará estende medidas do último decreto contra a Covid-19, informa Camilo
As medidas de enfrentamento à Covid-19 vão ser estendidas e seguem sem mudanças nos próximos dias. O anúncio sobre o decreto foi feito na tarde da última sexta-feira (11) pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o secretário da Saúde Marcos Gadelha.
Conforme o gestor estadual, a manutenção das medidas se deve à melhora nos índices da pandemia no Ceará. “Vamos manter o mesmo decreto e reforço a importância de manter os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus”, disse o governador.
Dados apresentados pelo Governo do Ceará reforçam que, há algumas semanas, a cada 100 testes realizados em Fortaleza, 60 tinham resultado positivo para a Covid-19. Atualmente, a cada 100, a positividade é de 18 casos, por exemplo.