TRAGÉDIA AMBIENTAL

Manchas de óleo: Semace já recebeu cerca de 4 mil litros de material no Ceará

Nesta segunda-feira (14), deve ser retirado o óleo recolhido em Aquiraz e Fortim

Compartilhe:
14 de fevereiro de 2022
Portal GCMAIS

Com o surgimento de manchas de óleo no litoral Leste do Ceará, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) continua recebendo o material recolhido pelas prefeituras. Até o momento, foram 4 mil litros de óleo coletados nas praias de Aracati (16 tambores de 200 litros), Fortaleza (um tambor), Caucaia (dois tambores) e Trairi (um tambor).

Manchas de óleo: Semace já recebeu cerca de 4 mil litros de material no Ceará
Foto: Ascom Semace

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Sobre o novo surgimento de óleo no litoral Oeste, a Semace iniciou o fornecimento dos materiais, iniciando o atendimento à Prefeitura de Caucaia, na última quarta-feira (9). Na quinta-feira (10), a superintendência atendeu solicitações das prefeituras de Paracuru e São Gonçalo do Amarante, que também detectaram a presença da referida substância na praia. Já na última sexta-feira (11), a Semace atendeu demandas das prefeituras de Paraipaba e Trairi.

O material é enviado pela Semace a partir da confirmação das manchas nas praias para que seja feita a limpeza. Nesta segunda-feira (14), deve ser retirado o óleo recolhido em Aquiraz e Fortim.

Leia também | Litoral cearense tem 64 praias com manchas de óleo

A Secretaria do Meio Ambiente do estado alerta que a limpeza das praias deve ser feita o mais rapidamente possível, pois esta é uma época de desova de tartarugas. O governo pede ainda que, caso a população encontre tartarugas vivas, mortas ou em ninho, elas não sejam devolvidas ao mar. A orientação é entrar em contato com o Instituto Verdeluz. Em caso de tartarugas oleadas, deve-se procurar a organização não governamental Aquasis.

Apesar dos registros de óleo em Fortaleza e no litoral leste estarem diminuindo, o informe pede que os municípios da costa oeste e extremo oeste monitorem a ocorrência de manchas, pois “pode haver mais resquícios de óleo sendo levado pelas correntes em direção aos municípios litorâneos da região metropolitana de Fortaleza, da costa oeste e costa extremo oeste”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.