Você costuma receber ligações de bancos e instituições financeiras oferecendo produtos e serviços, como empréstimos e portabilidade de contratos? O excesso de ligações desse tipo tem incomodado muita gente em todo o país. Conforme especialistas, essa prática de telemarketing agressivo é abusiva, porque o consumidor não consegue impedir o excesso de ligações ao longo do dia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Por isso, órgãos estaduais de defesa do consumidor vêm buscando encontrar soluções junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com a Federação Nacional de Bancos (Febraban).
Em 2020, a Febraban criou a autorregulação dos bancos, com o objetivo de coibir a prática do abuso comercial. Uma das medidas foi a implementação do site naomeperturbe.com.br, onde os clientes podem cadastrar o número do telefone para não receber ligações desse tipo.
Se o cidadão continuar recebendo ligações, o site permite que se registre uma reclamação contra o correspondente bancário que não respeitou o sistema.
Telemarketing com prefixo exclusivo
Em dezembro do ano passado, a Anatel determinou que as empresas que operam com telemarketing deverão ligar para os clientes utilizando o prefixo 0303. A ideia é que as pessoas identifiquem facilmente esse tipo de chamada e possam optar por atender, ignorar ou bloquear o número.
As operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo desse tipo de ligação, a pedido do consumidor. As novas regras da Anatel passam a valer a partir do dia 10 de março.
Leia também | Com a venda da Oi Móvel, saiba qual será sua nova operadora de telefonia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<