Ícone do site Portal GCMAIS

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Fortaleza reduz número de mortes no trânsito pelo nono ano consecutivo

Foto: Agência Brasil

Os motoristas detentores da Carteira Digital de Trânsito poderão comercializar veículos. O recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Em vez disso, será possível fazer a transação pelo app.

Confira também | Fortaleza oferta 1.395 vagas de cursos gratuitos para empreendedores

Sobre o processo com Carteira Digital de Trânsito

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal. Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.

Publicidade

Também será exigido que a documentação do veículo a ser vendido esteja no formato digital. Estão neste grupo carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de janeiro de 2021.

Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema. A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador.

Saiba como baixar a CNH digital no celular

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (iOS e Android) e se cadastre. Caso prefira, o cadastro poderá também ser feito no Portal de Serviços da SENATRAN (Portal de Serviços SENATRAN)
  2. Após o cadastro, será enviado um link para o e-mail informado. Você deve acessar esse link para ativar sua conta.
  3. Acesse o app e faça o login utilizando seu CPF e senha.
  4. Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  5. Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação. São eles: “Validação pelo celular (Validação Facial); Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran); Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
  6. Ao escolher a validação facial o usuário deverá informar o CEP à época da emissão da CNH Física; efetuar a leitura do QR Code e realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo. Ao final da validação facial, informar o número do telefone.

Será necessária conexão com a internet somente na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.

CNH Popular: Fortaleza, Caucaia e Maracanaú

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará inicia nesta semana uma nova etapa do programa CNH Popular, que emite de forma gratuita a primeira via da carteira de motorista. As inscrições começam na próxima sexta-feira (18), com atendimento a candidatos inscritos em Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.

O Detran Ceará orientou que os candidatos inscritos no projeto CNH Popular devem consultar antes, através do site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br), o respectivo dia, local e horário de atendimento, devendo comparecer em até 20 minutos antes, com toda a documentação necessária.

Já as pessoas que estejam com algum tipo de pendência na inscrição do CNH Popular, ou seja, faltando anexar algum tipo de Documentação, precisam finalizar o processo até esta terça-feira (15) às 23h59min, para que, desta forma, cumpram todos os requisitos estabelecidos no programa, tendo o seu cadastro Aprovado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile