PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conheça: pesquisadores apresentam app que mapeia músicas sobre Fortaleza

O usuário terá acesso às canções localizadas no mapa da cidade

Compartilhe
Conheça: pesquisadores apresentam app que mapeia músicas sobre Fortaleza
Foto: GCMais

Na última terça-feira (15), professores e pesquisadores ligados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentam ao público, um app para celular e um álbum de figurinhas, ambos nomeados como Fortaleza em Música. De acordo com informações da Universidade, os produtos foram elaborados a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto maior, "que tem se dedicado a cartografar as composições musicais que retratam a capital cearense, seus bairros e diversos espaços, como ruas, praças e praias".

App Fortaleza em Música

Ao ativar o aplicativo Fortaleza em Música no celular, o usuário terá acesso às canções localizadas no mapa da cidade, podendo ouvir as músicas e conferir informações sobre as composições, os locais representados e os artistas. Por enquanto, o software estará disponível para aparelhos com sistema operacional Android; em breve, deverá ser disponibilizada também a versão para o sistema IOS.

Leia também: Cid Gomes é o primeiro senador a se reeleger no Ceará em mais de 50 anos

Fortaleza em Música

O Fortaleza em Música é uma realização do Grupo de Imagem, Consumo e Experiência Urbana (GICEU), do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) e da Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto foi criado em 2018 e tem participação dos pesquisadores Sílvia Helena Belmino, Fábio Marques, Robson Braga e Thaís Aragão, com colaboração de Andrew Noronha, Vitor Alves, João Gabriel Freitas, Pedro Campos, Rikelme Souza e Renan Matos Brito.

PUBLICIDADE

O Fortaleza em Música localiza no mapa as composições que falam sobre a cidade, reunindo informações sobre as músicas, os artistas e os espaços retratados. O aplicativo estará disponível aos usuários de Android, com acesso gratuito, em versão-teste. “A ideia é que as pessoas possam passear por Fortaleza e descobrir a cidade através das músicas”, destaca a Profª Sílvia Belmino, coordenadora do projeto.

PUBLICIDADE
Leia também
Cid Gomes é o primeiro senador a se reeleger no Ceará em mais de 50 anos
MARCA HISTÓRICA
Cid Gomes é o primeiro senador a se reeleger no Ceará em mais de 50 anos
05 de out. de 2026 - 09:17
Flávio Bolsonaro diz que é o ‘fim da era do PT’ após terminar 1º turno à frente de Lula
PRONUNCIAMENTO
Flávio Bolsonaro diz que é o ‘fim da era do PT’ após terminar 1º turno à frente de Lula
05 de out. de 2026 - 08:46
Após reeleição, Elmano confirma reunião com Lula em Brasília
Eleições 2026
Após reeleição, Elmano confirma reunião com Lula em Brasília
05 de out. de 2026 - 08:34