Ícone do site Portal GCMAIS

Chove no Ceará, mas açudes seguem com baixo volume

Foto: Pexels

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) monitora 111 municípios para registrar as chuvas que caem no Ceará. Desse total, 95 registraram precipitações na madrugada ou na manhã deste sábado, 19. Isso significa que choveu em 85,6% das cidades com pontos de medição.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar disso, os açudes cearenses seguem com baixa recarga de água. Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, apenas o açude Germinal, em Palmácia, está sangrando; outros 2 reservatórios estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento: o Rosário, em Lavras da Mangabeira (90,5%); e o Batalhão, em Crateús (99%); além disso, 70 açudes estão com menos de 30%.

Leia também | Celso Portiolli revela câncer na bexiga e inicia tratamento

Os maiores reservatórios cearenses são o Castanhão, na região Jaguaribana; O Orós, no Centro-sul; e o Banabuiú, na região central do estado.

Publicidade

O Castanhão está, hoje, com 8,3% da capacidade; O Orós com 22,4% da capacidade de armazenamento; e o Banabuiú tem 8,1%.

Dos 182 postos de medição, 153 registraram precipitações. A maior chuva do Ceará neste sábado foi no posto Paripueira, em Beberibe, com 132 mm. Outros pontos de destaque foram Maranguape (Fazenda Columinjuba), com 78 mm, e Fortim, com 72 mm.

Sair da versão mobile