Ícone do site Portal GCMAIS

Parada Segura: Prefeitura de Fortaleza inaugura projeto com ponto de ônibus com videomonitoramento e wi-fi

Parada Segura: Prefeitura de Fortaleza inaugura projeto com ponto de ônibus com câmera de videomonitoramento e wi-fi

O ponto recebeu câmera de videomonitoramento, wi-fi, reforço na iluminação, acessibilidade e contará com ações de segurança cidadã para garantir mais proteção aos usuários (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (18) a entrega do primeiro ponto do projeto Parada Segura, no bairro de Fátima. O ponto, que fica em frente à Igreja de Fátima, recebeu câmera de videomonitoramento, wi-fi, reforço na iluminação, acessibilidade e contará com ações de segurança cidadã para garantir mais proteção aos usuários de transporte público. Fruto de uma parceria com o Instituto Sueco, é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e executado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), pela Secretaria da Gestão Regional (Seger), pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e pela Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O projeto Parada Segura prevê, até 2024, a construção de 200 pontos de ônibus desse modelo em Fortaleza. Nesta fase piloto, serão instalados nove em diversos bairros da cidade. “É um projeto inovador que, essencialmente, consiste em transformar o ponto de parada por meio da tecnologia, com videomonitoramento ligado à central de segurança da Guarda Municipal e disponibilização de wi-fi gratuito, e de uma reconfiguração urbana do local, com acessibilidade e reforço na iluminação, tudo isso para propiciar mais conforto e segurança para os usuários. Fizemos um estudo e identificamos os 200 principais pontos de parada que deverão receber, ao longo da gestão, essa nova configuração”, afirma Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova.

Objetivo do projeto Parada Segura em Fortaleza

De acordo com o presidente da Etufor, David Bezerra, o objetivo do projeto é melhorar a experiência dos usuários, para que possam aguardar os coletivos de forma segura nos pontos de embarque. “É fundamental a reestruturação dos pontos com melhor iluminação, pavimentação e disponibilização de wifi, facilitando o uso do Meu Ônibus, através do qual é possível verificar a previsão de chegada dos ônibus através do aplicativo, por exemplo”, destaca.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Publicidade

No último dia 10, o ministro-conselheiro da Embaixada da Suécia no Brasil, Sten Engdahl, o cônsul honorário da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, e a representante da Impact Hub Brasil, Deise Nicoletto, estiveram em Fortaleza para conhecer o projeto Parada Segura e foram recebidos pelo prefeito José Sarto e por secretários.

 

Sair da versão mobile