O mercado de trabalho recebeu, em 2021, mais de 46 mil trabalhadores através do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/SINE).
Os dados são da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra, do Ministério do Trabalho (BGIMO). A divulgação aponta ainda que houve a inserção de grupos com mais dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Pessoas com deficiência ocuparam 835 cargos em empresas parceiras. Desse total, 25,7% não possuem ensino médio e 144 pessoas são analfabetas, mas tiveram os empregos garantidos em 2021. Sobre a faixa etária, quase 7 mil vagas foram ocupadas por pessoas acima de 40 anos.
Serviço, indústria e comércio lideram nas ocupações
Os setores que tiveram mais vagas destinadas são: indústria, serviço e comércio. Houve também, segundo os indicativos, uma maior inserção de homens no mercado de trabalho. Eles ocuparam 27.161 dos postos, enquanto as mulheres tiveram 19.177 colocações.
Contudo, as taxas de aproveitamento dos encaminhamentos para os postos de trabalho foram das mulheres. De 58.907 candidatas às vagas de emprego, 19.177 foram admitidas nas funções. Isso representa a 32 % do total de 90.922 encaminhamentos, contra cerca de 30% das admissões de homens.
O presidente IDT, Vladyson Viana afirmou que o intuito é romper as barreiras que dificultam a inserção no mercado de trabalho. Reforçou ainda a busca de alternativas e soluções de empregabilidade para a população que sofre alguma discriminação.
Diante do cenário de retomada da economia, com o avanço da cobertura vacinal, o IDT/Sine informa que é preciso que os trabalhadores estejam atentos às chances, pois existem oportunidades de trabalho para todos os perfis. O órgão orienta ainda que o cidadão busque atendimento através das unidades de atendimento, canais digitais, onde são divulgadas vagas e o esclarecimento de dúvidas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<