Na manhã desta quarta-feira (23), o primeiro trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi inaugurado pelo governador do Ceará, Camilo Santana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A obra leva o nome do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Welington Landim. O chefe do executivo destacou a importância da estrutura.
“Nenhum país, nenhum estado, se desenvolve sem ter água. Água e energia são fundamentais na infraestrutura de qualquer região. Daí a importância dessa obra estruturante. É fundamental – e já estamos mantendo tratativas com o Governo Federal para isso -, que essa água possa ser usada também para produzir, gerar empregos, gerar desenvolvimento”, disse.
Além de Camilo Santana, também participaram da solenidade a vice-governadora, Izolda Cela, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças locais.
A vice-governadora Izolda Cela se disse emocionada com a inauguração. Destacou ainda a importância de cada ator que contribuiu para a materialização do CAC.
Leia mais | Vídeo: avião cai em bairro residencial no sul do Maranhão
“Essa é uma história de muitas mãos, de muitas mentes, de muitos corações sertanejos. Era necessário ter pessoas que pudessem sentir na pele o que é a seca para mobilizar o compromisso dos recursos – sejam financeiros, sejam políticos – para isso acontecer. Desde a engenharia, a ciência, até o operário, todos capitaneados pelo trabalho brilhante do governador Camilo Santana, estão de parabéns por proporcionarem esse rio que leva mais do que água. Leva esperança, emancipação, saúde às comunidades sertão afora”, ressaltou.
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou o empenho do corpo técnico e administrativo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), os profissionais do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.
“Saibam que, desde o primeiro dia do primeiro mandato do governador Camilo, não faltaram apoio e esforços para essa obra se concretizar. Dessa forma, as minhas palavras não poderiam ser senão de agradecimento”, disse o secretário.
Cinturão das Águas
O Cinturão das Águas do Ceará (CAC) encontra-se com o seu Trecho 1 em fase de implantação. Em todo o projeto, são 145,3 km de caminhamento, divididos em 5 lotes, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.
O trecho emergencial (lotes 1, 2 e 5), já concluído, integra a transposição de água para o Riacho Seco, saindo do leito natural até o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão, que posteriormente transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), beneficiando 4,5 milhões de pessoas.
Os lotes 03 e 04, ainda em obras, vão aumentar a segurança hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado.
Outro benefício do CAC, é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<