Ícone do site Portal GCMAIS

Bairro de Fátima recebe primeiro ponto do projeto Parada Segura, em Fortaleza

Bairro de Fátima recebe primeiro ponto do projeto Parada Segura, em Fortaleza

Foto: Prefeitura

O primeiro ponto do programa Parada Segura já está funcionando no bairro de Fátima, em Fortaleza. O local recebeu câmera de videomonitoramento, wi-fi, reforço na iluminação, acessibilidade e contará com ações de segurança cidadã garantindo proteção aos usuários de transporte público.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A iniciativa é um dos compromissos do prefeito José Sarto e prevê a instalação de 200 novos pontos de parada até 2024. A ação visa garantir maior segurança aos usuários de transporte público. Nesta primeira etapa, serão instalados nove pontos em diversos bairros da cidade.

“É um projeto inovador que, essencialmente, consiste em transformar o ponto de parada por meio da tecnologia, com videomonitoramento ligado à central de segurança da Guarda Municipal e disponibilização de wi-fi gratuito, e de uma reconfiguração urbana do local, com acessibilidade e reforço na iluminação, tudo isso para propiciar mais conforto e segurança para os usuários. Fizemos um estudo e identificamos os 200 principais pontos de parada que deverão receber, ao longo da gestão, essa nova configuração”, afirma Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova.

Parada segura tem o foco na experiência do usuário

Após a implantação desses primeiros equipamentos, os órgãos responsáveis farão uma avaliação do funcionamento a fim de melhorar o projeto. O programa possui coordenação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Secretaria da Gestão Regional (Seger), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

Leia também | Após ser furtada, ambulância é achada abandonada em Fortaleza

Publicidade

David Bezerra, presidente da Etufor, destaca que o objetivo do projeto é melhorar a experiência dos usuários, para que possam aguardar os coletivos de forma segura nos pontos de embarque. “É fundamental a reestruturação dos pontos com melhor iluminação, pavimentação e disponibilização de wifi, facilitando o uso do Meu Ônibus, através do qual é possível verificar a previsão de chegada dos ônibus através do aplicativo, por exemplo”, destaca.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile