Com apenas um mês e três dias de vida, Sophia Lima, diagnosticada com cardiopatia complexa, teve o batizado realizado pela equipe de Cuidados Paliativos do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O equipamento faz parte da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O propósito foi ofertar um atendimento humanizado e centrado no paciente, respeitando suas particularidades e de sua família, diante de uma doença que ameaça a vida.
A cerimônia seguiu todos os protocolos de segurança. A assistente social da equipe de cuidados paliativos do hospital, Lara Queiroz, a espiritualidade é o embasamento das muitas famílias de muitos internados em cuidados paliativos.
Leia mais| Fortaleza ganha Terminal Aberto no bairro José Walter; veja linhas de ônibus atendidas
Já era um desejo da família de Lara realizar o batismo, por isso, a unidade proporcionou acesso a esse momento. “É um conforto, uma esperança espiritual para eles”, revelou.
Para o batizado ela recebeu os pais trajando um macacão branco e tiara na cabeça. O padre Ariston dos Santos foi quem realizou a cerimônia, acompanhado pelos profissionais da UTI.
Os pais acompanharam a cerimônia, que foi gravada e enviada aos familiares da pequena paciente.
A mãe de Sophia, Alinne Claudia Lima, ficou bastante agradecida ao trabalho dos profissionais de saúde e conta que tem muita fé em Deus. Para ela o batismo da pequena Sophia foi motivo de muita alegria.
Cardiopatia complexa
Sophia nasceu com uma cardiopatia complexa e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pós-Infantil do HM. A equipe também viabilizou outros cuidados para ela neste momento delicado, como a permissão para ficar no colo dos pais em comemoração ao “mêsversário” e a liberação de objetos pessoais, com a aprovação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).