Ícone do site Portal GCMAIS

Biden anuncia sanções econômicas à Rússia e diz que Putin “escolheu a guerra”

Biden anuncia sanções econômicas à Rússia e diz que Putin "escolheu a guerra"

Foto: Divulgação

Diante do ataque da Rússia à Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, informou as medidas que serão impostas pelos EUA e aliados se transformarão na “maior sanção econômica da história”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Biden anuncia sanções à Rússia

“Putin é o agressor, Putin começou essa guerra, e ele sofrerá as consequências. Este é um momento perigoso para a Europa. As agressões de Putin vão custar caro para Rússia”, disse Biden. A invasão ocorre por terra, ar e mar. Diversos mísseis foram disparados da Rússia à Ucrânia.

No discurso, Biden descartou a entrada de tropas americanas na Ucrânia. O ex-presidente Donald Trump culpou o governo Joe Biden pela ação militar russa e disse que a invasão nunca teria acontecido sob seu governo.

Conflito entre os países

Com o ataque da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24) pessoas do mundo todo voltaram ainda mais suas atenções para entender o que provocou o conflito entre os dois países.

Publicidade

A principal razão por trás da divergência entre Rússia e Ucrânia é o desejo dos ucranianos em fazer parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar internacional fundada em 1949 e que conta com 30 países-membros, entre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Turquia.

O que também está em jogo é uma questão cultural e geopolítica, pelo fato da Rússia não querer um vizinho convertido ao ocidente, inscrito na Otan e com laços com a União Europeia.

A Rússia tenta preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Para o presidente Vladimir Putin, a Ucrânia ainda pertence ao império russo.

Há muito tempo que a Rússia resiste aos movimentos da Ucrânia de aproximação com a Otan e com a União Europeia. Apesar de ser uma ex-república soviética, a Ucrânia tem laços sociais e culturais com a Rússia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile