TENSÃO NO MUNDO

China invade espaço aéreo de Taiwan no mesmo dia em que Rússia ataca Ucrânia

Caças da Força Aérea de Taiwan foram enviados para intimidar as aeronaves chinesas

Compartilhe:
24 de fevereiro de 2022
Teste Teste

Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Defesa de Taiwan, por meio de sua Força Aérea, alertou que nove aeronaves da China entraram em sua zona de defesa aérea. As informações circularam na imprensa internacional, e o fato acontece no mesmo dia em que ataques da Rússia foram registrados na Ucrânia.

China invade espaço aéreo de Taiwan no mesmo dia em que Rússia ataca Ucrânia
"“Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pela Rússia". Foto: Pexels

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conflito entre China e Taiwan

Caças da Força Aérea de Taiwan foram enviados para intimidar as aeronaves chinesas. Além disso, mísseis de defesa aérea já foram implantados para “monitorar as atividades”, de acordo com o ministério.

Durante esse período, Taiwan tem observado com cautela a crise entre Rússia e Ucrânia, com medo, inclusive, de que a China faça algum movimento. Vale destacar que, embora Taiwan não tenha relatado nenhum movimento incomum das aeronaves chinesas, o governo aumentou seu nível de alerta.

Leia também | Bombardeio russo na Ucrânia preocupa brasileiros que atuam em Kharkiv

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

Com o ataque da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24) pessoas do mundo todo voltaram ainda mais suas atenções para entender o que provocou o conflito entre os dois países.

A principal razão por trás da divergência entre Rússia e Ucrânia é o desejo dos ucranianos em fazer parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar internacional fundada em 1949 e que conta com 30 países-membros, entre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Turquia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que também está em jogo é uma questão cultural e geopolítica, pelo fato da Rússia não querer um vizinho convertido ao ocidente, inscrito na Otan e com laços com a União Europeia.

A Rússia tenta preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Para o presidente Vladimir Putin, a Ucrânia ainda pertence ao império russo.

Há muito tempo que a Rússia resiste aos movimentos da Ucrânia de aproximação com a Otan e com a União Europeia. Apesar de ser uma ex-república soviética, a Ucrânia tem laços sociais e culturais com a Rússia.

Leia também| Mais de 200 mortes são confirmadas após temporal em Petrópolis

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.