Ícone do site Portal GCMAIS

Deputados criticam legalização do aborto na Colômbia

Deputados criticam legalização do aborto na Colômbia

Foto: Divulgação

A legalização do aborto na Colômbia foi alvo de críticas por parte dos deputados no Plenário. Corte Constitucional da Colômbia descriminalizou o aborto realizado até a 24ª semana de gestação ontem (23).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que falaram os deputados?

A deputada Chris Tonietto (União-RJ) repudiou a decisão e disse que a vida tem início na concepção. Já para o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) a medida deixou toda a América Latina em luto. Classificou ainda como lamentável o que está acontecendo, descrevendo ainda como ativismo judicial da morte.

Lembrou ainda que o presidente da República, Jair Bolsonaro, se manifestou contrário à descriminalização do aborto e à decisão da corte da Colômbia.

Quem também lamentou a decisão foi o deputado Eli Borges (Solidariedade-Tocantins). O parlamentar disse que são criaturas já formadas no ventre da mãe e que se trata de uma extensão do corpo da mulher.

Publicidade

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) condenou a decisão. Ele disse se tratar de um crime contra a vida e que a medida nos Estados Unidos trouxe medidas ruins, como traumas para mulheres que fizeram o procedimento.

O deputado Neucimar Fraga (PSD-ES) também foi crítico ao assunto. O parlamentar aproveitou ainda para defender o direito das mulheres à cesárea eletiva no Brasil.

Leia mais| Estudo revela que 45,7% das gestantes apresentam transtornos mentais relacionados à pandemia

Legalização do aborto

Com a descriminalização do aborto, a Colômbia se juntou ao Uruguai, Guiana, Cuba, Argentina e México na lista de nações latino-americanas que flexibilizam o acesso à interrupção da gestação.

A prática já era parcialmente legalizado desde 2006, através de uma decisão judicial. Na época, passou a ser permitida em casos de estupro, deformidade fetal ou se a saúde da mãe estivesse apresentando risco. Não havia limite de tempo de gravidez para a realização da interrupção.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile