Instituição torna-se a primeira a fornecer documento pelo aplicativo
Banco do Brasil enviará informe do Imposto de Renda pelo WhatsApp
Os clientes pessoas físicas do Banco do Brasil contam com um canal a mais para pedirem o informe de rendimentos do Imposto de Renda. A instituição financeira tornou-se a primeira do País a fornecer o documento pelo aplicativo Whatsapp.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para pedir o documento, basta o correntista enviar a mensagem “quero meu informe de rendimentos” para o número (61) 4004-0001. O assistente virtual fará a identificação do cliente e enviará o documento em formato PDF. O cliente ainda poderá encaminhar o arquivo para o seu contador ou para outra pessoa.
Banco do Brasil novo canal para pedir o Imposto de Renda
Segundo o Banco do Brasil, a novidade mantém a instituição na vanguarda de soluções financeiras pelo WhatsApp. O banco foi o primeiro a usar o aplicativo de mensagens para oferecer serviços Pix, entendimento de mensagens de voz, assistente virtual especializado em pessoas jurídicas, renegociação de dívidas sem interação humana, serviços de INSS e de cobrança bancária.
Leia também | Ocupação hoteleira em Fortaleza chega a 75% neste período de Carnaval
Inovações do imposto de renda para 2022
Além de novas regras, a Receita Federal lança em 2022 um pacote de inovações para facilitar o preenchimento da declaração, o pagamento do imposto e o recebimento da restituição.
Autenticação via contas Gov.br
Uma das novidades para 2022 é a disponibilização da declaração pré-preenchida em larga escala para contribuintes, a partir da autenticação via contas Gov.br”. A conta Gov.br é uma identificação que comprova, em meios digitais, a identidade do cidadão, de forma a dar segurança para o acesso a serviços digitais. Ela é gratuita e, tanto cadastro como acesso, podem ser feitos pela internet.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A habilitação dos serviços de imposto de renda com a conta Gov.br iniciará em 3 de março, conforme será apresentado na Instrução Normativa nº 2.065, que será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25).
Formato multiplataforma
Uma outra novidade é o novo formato do IRPF em multiplataforma, tanto para computadores online como para dispositivos móveis. Segundo Neves, o programa estará ainda mais integrado este ano. Dessa forma, será possível, por exemplo, começar a declaração no celular, continuar no programa instalado no computador e finalizar na internet”.
Pagamento de cotas via PIX
Outra novidade é a possibilidade de o cidadão pagar as cotas do IR via Pix, bem como receber, também pelo sistema de transferências, sua restituição. “Isso traz mais agilidade e segurança nas transações com a Receita Federal, além de simplificar procedimentos. Na prática, significa que o cidadão não precisará, também, mais sair de casa para pagar seu DARF [Documento de Arrecadação de Receitas Federais] ou qualquer outra integração”, detalha Neves.
A expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de documentos até o final do prazo.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.