A professora Leidiana Gonçalves de Medeiros Gomes deu a luz a Joaquim nesta quinta-feira (24).
Nascer sem pressa: professora relata experiência de 2º parto vaginal no Hospital Regional Norte, em Sobral
A professora Leidiana Gonçalves de Medeiros Gomes, de 37 anos, vivenciou nesta pela segunda vez a experiência de parto vaginal nesta quinta-feira (24), no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Para o nascimento de Joaquim, ela preparou um plano de parto que foi avaliado pelo obstetra e seguido pela equipe do Centro de Parto Normal do HRN.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Foi uma experiência maravilhosa, assim como o primeiro parto. Desta vez, fiz um plano que foi respeitado tanto pela equipe médica como pelo enfermeiro e pelas técnicas. Desde a entrada até agora tem sido um atendimento muito bom e respeitoso”, avalia a professora.
A mãe de Joaquim conta que, dentre os principais pontos no plano de parto, estava evitar a episiotomia, uma incisão efetuada na região do períneo para ampliar o canal de parto, além de respeitar o tempo do nascimento do bebê. “Pedi que não usassem nenhum método que apressasse a chegada do nenêm e isso foi muito respeitado”, destacou,
Livre posição para parir e espera do tempo do cordão umbilical para que o pai da criança pudesse cortá-lo foram outros pedidos atendidos. “Eu me senti e estou me sentindo muito respeitada por toda a equipe do Hospital Regional Norte. Acho super importante os pais estudarem, verem o que é positivo para eles e para o bebê, colocar no papel e ver com o obstetra que está acompanhando”, indica.
Leia também | Detran atenderá candidatos inscritos no programa CNH Popular em Fortaleza durante o Carnaval
Em relação ao tipo de parto, Leidiana foi direta: “Não romantizo o parto; nenhum parto é uma maravilha, porém o parto vaginal traz vantagens fisiológicas tanto para a mãe como para o bebê. No pós-parto, é uma recuperação mais rápida. Acredito que a cesariana seja muito importante para casos necessários. Para mim, o parto vaginal é a primeira opção”, afirmou.
O pai da criança, o também professor Raimundo Wagner Gonçalves de Medeiros Gomes, de 38 anos, concorda com a companheira. “O parto vaginal é pouco divulgado, mas ele é o mais natural porque respeita os processos da mulher e do bebê. Joaquim já nasceu com os reflexos da amamentação”, pontua.
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Vantagens do parto vaginal
A coordenadora médica da Obstetrícia do Hospital Regional Norte Eveline Valeriano Moura Linhares, explica que vários são os fatores positivos para o parto vaginal. “Ele é mais fisiológico. Traz mais benefícios para a mãe e para a criança, já que não tem intervenção cirúrgica. Há uma melhor interação entre mãe e bebê. Também favorece o início do aleitamento, melhora a estabilidade respiratória da criança, dentre outros benefícios”, sublinha a médica.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Fortaleza perde para o Santos no Castelão e ficará na zona de rebaixamento na parada do Mundial

Motorista morre após caminhão tombar na Serra de Tianguá, no Ceará

Homem escapa de acidente ao tentar atravessar trem em movimento no Ceará; vídeo
