PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Recesso de Carnaval é ideal para contribuinte preparar documentação do Imposto de Renda

A declaração deve ser entregue entre os dias 7 de março e 29 de abril

Compartilhe
Recesso de Carnaval é ideal para contribuinte preparar documentação do Imposto de Renda
Foto: GCMais

Foi anunciado nessa quinta-feira (24), pela Receita Federal, o prazo de entrega das declarações de imposto de renda referente ao ano de 2021. A entrega das declarações começam no dia 7 de maço e vão até o dia 29 de abril. O economista Thiago Holanda alertou que o contribuinte pode aproveitar a agenda livre em decorrência do feriadão de Carnaval para separar os documentos necessários. Assim, quanto mais cedo o contribuinte entregar a declaração, mais rápido recebe a restituição.

E esse ano tem uma novidade no modo de declaração. Isso porque a Receita Federal só irá liberar os programas, tanto para computador, quanto para celular, no dia 7 de março, quando também começa o recebimento das declarações.

Leia também: Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste
"RG, CPF, título de eleitor, informe de rendimentos, comprovante de residência, informe de rendimento bancário do ano de 2021, caso possua investimentos, CDB, LCI, LCA, entre outros; nome completo e CPF dos dependentes e documentos que comprovem as despesas relacionadas aos dependentes, como recibos escolares e médicos", explica o professor Thiago Holanda.
PUBLICIDADE

Neste ano, são esperadas mais de 34 milhões de de declarações, de acordo com a Recita Federal. No ano passado, em todo país, foram entregues 34,168 milhões.

Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?

PUBLICIDADE

Pessoas que receberem rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2021. Além disso, devem acertar a conta com o "leão" o contribuinte que recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

PUBLICIDADE

Aqueles que no dia 31 de dezembro de 2021 tinham a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil também devem fazer a declaração.

O que é considerado despesa médica?

PUBLICIDADE

O economista explica que é normal haver confusão quando o assunto se trata de despesas médicas, pois muitos contribuintes não têm ciência do que, de fato, pode ou não ser apresentado à Receita.

PUBLICIDADE
"É importante pesquisar bem ou procurar um profissional para auxiliar nesse processo. Existem diversos recibos que, se apresentados, podem representar um considerável abatimento para o contribuinte", ressalta o economista.
PUBLICIDADE

São considerados despesas médicas: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e dentárias.

Leia também
Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste
Economia
Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentram 33% das operações de crédito no Nordeste
06 de out. de 2026 - 18:51
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
MERCADO
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
06 de out. de 2026 - 15:26
Limpezinha ganha quatro novos veículos e pode dobrar atendimentos em Fortaleza
SERVIÇO
Limpezinha ganha quatro novos veículos e pode dobrar atendimentos em Fortaleza
06 de out. de 2026 - 14:42