Ícone do site Portal GCMAIS

Cobra é resgatada no município de Ipu

Cobra é resgatada no município de Ipu

Divulgação CBMCE

Moradores do município de Ipu acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para resgatar uma cobra na noite desta segunda-feira (28). O animal tinha cerca de 1,20m de comprimento e estava no quintal de uma residência.

De acordo com o 1º tenente Clebiano Barbosa Vale, “a cobra resgatada é da espécie (crotalus durissus) conhecida como cascavel, comum na região. Em seguida foi realizado de forma técnica e com muita perícia o seu resgate por meio da utilização de uma pinça para captura de répteis”, relatou o comandante adjunto da 2ªCia/3ºBBM.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O animal resgatado não aparentou ferimentos e foi devolvido ao seu habitat em uma das áreas de proteção da região.

Nessa época do ano, quando a quantidade de chuvas aumenta, a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais devido à busca por alimentos. A serpente crotalus durissus, conhecida como cobra cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Esta cobra é venenosa e causa cerca de 7% dos acidentes no Brasil.

Publicidade

Recomendações

Em caso de picadas, não é recomendável sugar o veneno para fora da picada ou fazer torniquete. Na ocasião, lave bem o local da picada, apenas com água e sabão e se mantenha hidratado. É importante procurar o serviço médico mais próximo e, se possível, levar o animal para identificação, ou se conseguir, fazer um registro por meio de um vídeo ou fotografia.

O ideal é manter-se distante de animais silvestres, principalmente os animais venenosos como no caso da cobra cascavel.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile