A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou pela diminuição dos glóbulos vermelhos e hemoglobina, que são responsáveis pelo transporte do oxigênio para diversos órgãos e tecidos do organismo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fadiga, fraqueza e cefaleia são sintomas comuns em quem está com anemia, causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, o que reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos. Esse é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de dois bilhões de pessoas no mundo.
Além da fraqueza, a anemia pode deixar a pele mais pálida que o normal. O consumo de Ferro é uma das principais formas de tratar essa doença. Por isso, o GCMais listou os principais alimentos com esse nutriente:
1. Entre os alimentos para anemia, o feijão é um dos mais acessíveis. Afinal, ele é consumido diariamente por muitos brasileiros, junto com o arroz. Nesse caso, o feijão-preto e também o carioca são os que mais possuem concentração de ferro e fundamentais para tratar ou evitar essa doença.
2. O grão-de-bico também possui quantidades altíssimas de ferro, sendo ideal para essa ingestão. Nesse sentido, as folhas verdes, como espinafre e salsinha também se tornam indispensáveis, contando também com ácido fólico.
3. As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia. As carnes brancas também contêm ferro, porém em menor quantidade, e, por isso, pode-se alternar entre um dia de carne vermelha e outro de carne branca como frango ou peru.
4. Algumas partes específicas da carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos, mas não todos os dias.
5. O pão de cevada e o integral contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.
6. Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente.
7. Frutas cítricas. São ricas em vitamina C, fundamental para potencializar a absorção do ferro. A dica é tomar um suco de limão durante a refeição principal ou comer uma laranja, kiwi, morango ou goiaba, por exemplo, na sobremesa. Uma outra opção, para obter esse aporte de vitamina C, é espremer um limão em cima da carne, momentos antes de consumi-la.
Leia também | Demência está ligada à menopausa prematura, diz estudo
Alimentos ruis para anemia
Além, claro, dos alimentos que podem ajudar e muito no combate à anemia, há outros que você deve maneirar no consumo para não prejudicar no tratamento da doença:
1. Laticínios. Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. Se você tem anemia, é bom evitar laticínios, como iogurte ou queijo, durante o almoço ou o jantar, que é onde costumamos consumir mais o mineral. Melhor deixar para o café da manhã ou no meio da tarde.
2. Chá-preto e chá-verde. São bons para a saúde geral, mas aqueles com anemia ferropriva devem limitar a ingestão dessas bebidas, pois contêm taninos, um composto que interfere na absorção de ferro, especialmente se tomado em grandes quantidades.
3. Álcool. O consumo desse tipo de bebida deve ser evitado, especialmente se você está com anemia, e quer ajustá-la apenas com a ajuda da dieta. O álcool causa uma irritação nas mucosas do estômago, interferindo na absorção do ferro e do ácido fólico.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<