Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2022: inclusão de nome social no título de eleitor pode ser feita até 4 de maio

Eleições 2022: inclusão de nome social no título de eleitor pode ser feita até 4 de maio

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Muitas pessoas podem ainda não saber, mas transgêneros e travestis podem colocar no título de eleitor o nome com o qual se identificam e são reconhecidos na sociedade. Desde 2018, a Justiça Eleitoral passou a permitir o uso do nome social no documento. E atualmente, devido às restrições da pandemia, esse procedimento pode ser feito online na página do Tribunal Superior Eleitoral. Para valer já no próximo pleito, em outubro, os interessados devem requisitar o título até o dia 4 de maio.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Para fazer a inclusão no título de eleitor, basta acessar na internet a página do Título Net, preencher o requerimento com os documentos necessários e enviar para a zona eleitoral respectiva. A apresentação de documento anterior em que conste o nome social é opcional, pois a autodeclaração do eleitor é suficiente.

Nas últimas eleições, em 2020, aproximadamente 10 mil pessoas passaram a utilizar o nome social no título.

Nome social no título de eleitor

Desde 2018 foi consolidado pelo Supremo Tribunal Federal que transexuais e transgêneros têm o direito a mudança de nome e gênero também no registro civil, mesmo sem se submeter à cirurgia de mudança de sexo.

Publicidade

Leia também | Eleições 2022: Ceará recebe 1.300 urnas eletrônicas com novo modelo

Sair da versão mobile