Os estudantes de escolas públicas de Fortaleza terão aulas sobre Cinema de Animação para produzir um curta que irá estrear na 32ª edição do Cine Ceará.
A ação faz parte do projeto Compartilha Animação, que já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas da capital e de outras cidades do interior do Estado.
O tema abordado no curta-metragem de animação deste ano, que será produzido pelos alunos, será sobre a segurança no que diz respeito aos cuidados com a rede elétrica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O curta-metragem terá a estreia na noite de abertura do 32º Cine Ceará, que acontecerá de 25 de junho a 1º de julho de 2022, no Cineteatro São Luiz, no centro de Fortaleza.
A produção do filme será na oficina da segunda fase do projeto, que acontecerá no NUCA – Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Será um mês de atividade, de 7 de março a 7 de abril, das 14h às 16h.
Esta etapa é destinada aos dez estudantes selecionados entre os 200 participantes da primeira fase do projeto, que em fevereiro realizou oficinas de animação em cinco escolas públicas de Fortaleza.
Leia também| Primeira chamada do Sisu vai até 8 de março
No NUCA, os selecionados vão ter aulas teóricas e práticas com acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios cinematográficos.
Na primeira aula, será realizada uma palestra sobre o tema escolhido para o curta-metragem, que será desenvolvido nesta edição. A produção do filme, que deverá ter até cinco minutos de duração, contará com a orientação do professor Clayton Bochecha.
Projeto
O projeto Compartilha Animação faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Desde o lançamento, em 2007, o projeto realizou ao todo 9 curtas-metragens de animação e já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado.
Clayton Bochecha
O professor de animação já ministrou cursos e oficinas em entidades educacionais como: NUCA – UFC, Rede Cuca, Dragão do Mar, Centro Cultural Grande Bom Jardim, diversas ONG’s, festivais e em escolas públicas e particulares. Ele dirige o próprio estúdio de animação o “Bochecha Estúdio” onde produz em animação: peças publicitárias, séries para tv e filmes.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<