Nas declarações do Kremlin, a renda do presidente da Rússia Vladimir Putin é equivalente a cerca de 131.000 dólares por ano. Mas denúncias apresentadas no relatório “Panama Papers”, de 2016, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, indicam que esse valor pode ser bem maior.
Segundo o documento, não há registros em papel sobre seus ativos, nem informações sobre os esquemas financeiros com os quais é envolvido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mas o relatório indica alguns itens de luxo ligados a amigos e familiares de Putin, como um megaiate de US$ 100 milhões e um palácio do Mar Negro supostamente construído para uso pessoal do presidente.
Em 2017, o financista Britânico Bill Browder estimou perante o Senado dos Estados Unidos, que a riqueza de Putin gira em torno de US$ 200 bilhões. Sua teoria sugere que ele arrecadou tal fortuna subornando oligarcas russos. Caso isso seja verdade, isso o tornaria uma das pessoas mais ricas do mundo.
Outra tentativa de desvendar a riqueza do líder russo foi feita pela revista Forbes, que disse que descobrir o patrimônio líquido de Putin é “provavelmente o enigma mais evasivo na caça à riqueza”.
Todas as especulações de envolvimento do presidente com esquemas financeiros foram negadas pelo Kremlin.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<