De acordo com o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nessa sexta-feira (4), o litoral de Fortaleza conta com 21 trechos de praias adequadas para banho neste fim de semana.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
No setor Leste do litoral de Fortaleza, estão próprias para banho os trechos de praias que ficam entre os postos dos Bombeiros 02 ao 08, Praça 31 de Março (na Praia do Futuro) e Farol (na região do Mucuripe). Ao todo, são oito trechos em conformidade nessa área da cidade.
Leia também | Cinco pessoas são resgatadas de afogamentos na Praia do Futuro, em Fortaleza, neste fim de semana
Em segundo lugar, com mais áreas próprias para banho, estão as praias do setor Centro. Entre os trechos recomendados, destaque para a faixa entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro, na região da Praia de Iracema.
Na sequência aparece o setor o Oeste do litoral de Fortaleza, com cinco trechos em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; entre a Rua Jacinto Matos até a Av. Philomeno Gomes; entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos; entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para aferir a qualidade das condições de banho no litoral de Fortaleza, os técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000. Ao todo, foram inspecionados 32 trechos de praia no litoral da capital cearense.
O impacto da quadra chuvosa nos trechos de praias próprias para banho em Fortaleza
No boletim desta semana, a Semace destacou ainda que a intensidade de chuvas pode ter contribuído para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. Diante disso, a orientação da Semace é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.