Com o início do tempo quaresmal para os cristãos católicos, os fiéis costumam adotar mudanças na alimentação, com a substituição da carne vermelha pelo peixe, por exemplo. A prática é incentivada pela Igreja Católica. Neste tempo, os cristãos são chamados a examinarem suas consciências e à vivência da prática mais intensa da oração, jejum e esmola. Contudo, é necessário seguir algumas orientações para o jejum às sextas-feiras da Quaresma para que não haja prejuízos à saúde.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A nutricionista Luíza Braga, consagrada da Comunidade de Aliança, traça algumas dicas de como fazer um jejum saudável, principalmente na sexta-feira, dia em que os membros da Comunidade Católica Shalom são chamados a viver esta penitencia.
Segundo a nutricionista, o jejum afeta o corpo como um todo em seus componentes físico e mental, e a abstinência de alimentos pode ser mais fácil para algumas pessoas do que para outras. “Por isso, é importante conhecer o próprio corpo e seus limites”, enfatizou Luiza. “É necessário que o corpo esteja preparado para o dia do jejum”.
Antes do jejum
- O dia que antecede o jejum, deve ser um dia de “preparação”, onde seu corpo deve receber uma alimentação saudável e equilibrada com frutas, saladas, alimentos integrais, pouco sal e pouco açúcar, muito líquido. Nada de exageros. Nem alimentos gordurosos.
- Se você é: Diabético Tipo I, Diabético Tipo II, Gestante, Lactante, Idoso, Portador de doença crônica ou hipertenso deve ser orientado pelo médico e/ou nutricionista, qual tipo de jejum poderá aderir.
Leia também | Entenda o significado da Quaresma para os cristãos, que começa na quarta-feira de Cinzas
Dicas para o jejum às sextas-feiras da Quaresma
- Dê preferência ao Pão sírio ou Pão integral (sacia por mais tempo).
- Não coma pão e beba água ao mesmo tempo. (Os dois juntos fermentam e causam dor de cabeça).
- Importante beber bastante líquido.
- A dica é evitar fazer treinos neste dia. Mas, caso queira ir para academia, opte por exercícios leves. Para não ir em jejum, tome água de coco que além de hidratar o corpo a glicose gera energia.
Desjejum
- Alimentos leves e muito líquido. Deixe de lado alimentos à base de farinha branca. Troque por alimentos integrais e saladas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<