Foram resgatadas 472 cobras, entre jiboias, cascavel, jararaca e cobra-corre-campo, além de 177 gatos, 25 cassacos, oito tejos e sete corujas
Bombeiros resgatam quase 800 animais em fevereiro, no Ceará
O Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou, durante o mês de fevereiro, 792 animais em todo o território cearense. Nos resgates efetuados, foram salvos animais como cobras, macaco-prego, vacas e até um porquinho da índia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O resultado supera o total de atendimentos do tipo, realizados no mesmo período em 2021, quando os bombeiros militares atenderam 537 ocorrências. Em fevereiro de 2020, por sua vez, foram 292 animais resgatados.
Bombeiros resgatam quase 800 animais
Conforme o balanço de atendimentos, foram resgatadas 472 cobras, entre jiboias, cascavel, jararaca e cobra-corre-campo. Ainda foram salvos 177 gatos, 25 cassacos, oito tejos e sete corujas. Estes animais compõem o grupo que representa cerca de 93% dos resgates efetuados pela corporação.
Entre os atendimentos mais inusitados, estão uma cabra e um cabrito, encontrados no telhado de um imóvel em Itapipoca e retirados do local por uma guarnição, no dia 7. Na cidade de Ipu, os bombeiros cearenses resgataram uma cobra venenosa com cerca de um metro e vinte centímetros.
Cobra é resgatada no município de Ipu
Moradores do município de Ipu acionaram o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para resgatar uma cobra na noite da última segunda-feira (28). O animal tinha cerca de 1,20m de comprimento e estava no quintal de uma residência.
De acordo com o 1º tenente Clebiano Barbosa Vale, “a cobra resgatada é da espécie (crotalus durissus) conhecida como cascavel, comum na região. Em seguida foi realizado de forma técnica e com muita perícia o seu resgate por meio da utilização de uma pinça para captura de répteis”, relatou o comandante adjunto da 2ªCia/3ºBBM.
O animal resgatado não aparentou ferimentos e foi devolvido ao seu habitat em uma das áreas de proteção da região.
Nessa época do ano, quando a quantidade de chuvas aumenta, a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais devido à busca por alimentos. A serpente crotalus durissus, conhecida como cobra cascavel é o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus e Sistrurus. As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano. Esta cobra é venenosa e causa cerca de 7% dos acidentes no Brasil.
Leia também | Cobra é resgatada no município de Ipu
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.