A partir de terça-feira (8), a cidade do Rio de Janeiro acabará com a obrigatoriedade de máscaras, inclusive em lugares fechados. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) após reunião do Comitê Científico da prefeitura na manhã desta segunda-feira (7). A novidade é anunciada no momento em que a capital fluminense registra cenário de queda de mortes e de casos de covid-19 e avanço da vacinação.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Rio de Janeiro suspende uso de máscaras
Conforme o prefeito, a medida foi aprovada pelo comitê e será oficializada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (8). Estabelecimentos públicos e privados deixarão de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações.
O gestor publicou em seu perfil no Twitter a minuta do novo decreto. Segundo o texto, “fica desobrigado o uso de máscaras faciais para o acesso e a permanência de indivíduos nas dependências nos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado”.
Com a medida, o Rio de Janeiro se torna a primeira capital brasileira a abolir completamente o uso de máscaras. O comitê científico recomendou contudo que pessoas com alto risco de morte por covid-19 mantenham o uso das máscaras. “Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação”, postou Paes no Twitter.
Leia mais | Covid-19: uso de máscara N95 deixa de ser obrigatório no Ceará
Máscara N95 no Ceará
O uso da máscara tipo N95 a trabalhadores do Ceará não é mais obrigatório, anunciou o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em transmissão nas redes sociais, na última sexta-feira (4). A novidade foi repassada durante as medidas do novo decreto estadual de combate à Covid-19 no Estado.
De acordo com o decreto, não haverá mais obrigatoriedade da máscara N95, com exceção das atividades que exijam no seu protocolo. O uso obrigatório foi determinado no dia 14 de janeiro para trabalhadores de estabelecimentos e serviços, como farmácias, supermercados e escolas.
Ainda na mesma transmissão, Camilo anunciou a liberação de eventos sociais, festivos e esportivos no Estado sem limite de público. Outra novidade é a apresentação de passaporte vacinal com a terceira para acessar os locais. As novas medidas passam a valer na segunda-feira (7).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<