PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mapa da Água mostra contaminação de água em municípios do Ceará

Segundo o estudo, as substâncias encontradas na água que chega à população fazem mal à saúde

Compartilhe
Mapa da Água mostra contaminação de água em municípios do Ceará
Foto: GCMais

A capital cearense e outros 13 municípios do estado possuem água contaminada chegando à população. O dado é do Mapa da Água, levantamento realizado pela Repórter Brasil, organização de comunicação e projetos sociais. No estudo, é avaliada a qualidade e os riscos oferecidos pela água distribuída em 763 cidades brasileiras entre 2018 e 2020.

Os dados apontam que a água que sai das torneiras em 14 municípios cearenses estão fora dos padrões permitidos. Os testes foram feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

O resultado da pesquisa pode ser consultado aqui. No site Mapa da Água é possível saber as substâncias presentes na água e quais os efeitos para a saúde.

Leia também: Mais de 90 kg de supermaconha são apreendidos em caixa de som de carro no Ceará
PUBLICIDADE

De acordo com especialistas, o limite de presença de substâncias nocivas na água é amplo no Brasil, estando acima de padrões de países da União Europeia. Dependendo do produto contido na água, o consumo diário pode aumentar o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso.

As cidades que tiveram resultados acima do considerado inofensivo à saúde humana foram: Poranga, Ararendá, Tamboril, Catunda, Monsenhor Tabosa, Umari, Baixio, Ipaumirim, Mauriti, Porteiras, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Fortaleza e Caucaia. Em todos esses municípios foi encontrada pelo menos uma substância em altas concentrações.

Segundo a pesquisa, a maior parte das substâncias não pode ser retirada após tratamento da água com filtros ou fervura. Os pesquisadores classificaram a água como contaminada ou imprópria, colocando em risco a saúde de quem a bebe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Estudos aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e as agências regulatórias da União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Austrália associam esses produtos ao câncer, mutações genéticas e diversos outros problemas de saúde.

Uma das substâncias encontradas na água contaminada é o nitrato, usado na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e medicamentos. Ele é classificado como “provavelmente cancerígeno” pela OMS.

Agrotóxicos já foram encontrados em poços profundos, lençóis freáticos e até mesmo na água da chuva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quase metade dos municípios brasileiros (48%) não informaram os resultados ao Sisagua, impedindo o monitoramento da água nessas localidades.

Leia também
Mais de 90 kg de supermaconha são apreendidos em caixa de som de carro no Ceará
CAUCAIA
Mais de 90 kg de supermaconha são apreendidos em caixa de som de carro no Ceará
23 de out. de 2026 - 09:06
Resultado Lotomania 2991: confira os números sorteados nesta sexta-feira (23/10)
LOTERIAS CAIXA
Resultado Lotomania 2991: confira os números sorteados nesta sexta-feira (23/10)
23 de out. de 2026 - 09:00
Pesquisa Real Time Big Data: Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula 48% dos votos válidos
LEVANTAMENTO
Pesquisa Real Time Big Data: Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula 48% dos votos válidos
23 de out. de 2026 - 08:40