HOMENAGEM

Tom Cavalcante, Preto Zezé, Cid Gomes e Amandinha estão entre os homenageados com a Medalha da Abolição

Comenda reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Ceará ou para o Brasil.

Compartilhe:
8 de março de 2022
Assistente de Redação vídeo

Foram revelados nesta terça-feira (8) os agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022, comenda que reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. Nesta edição, serão nove homenageados. Entre os nomes, o humorista Tom Cavalcante, o senador Cid Gomes, a jogadora de futsal Amandinha e Preto Zezé, presidente da Cufa (Central Única das Favelas.

Tom Cavalcante, Preto Zezé, Cid Gomes e Amandinha estão entre os homenageados com a Medalha da Abolição
Da esquerda para a direita, Tom Cavalcante, Cid Gomes, Amandinha e Preto Zezé: todos homenageados com a Medalha da Abolição. Fotos: Divulgação e Arquivo Pessoal

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os agraciados com a Medalha da Abolição, Socorro França, Espedito Seleiro e Tom Cavalcante são referentes ao ano de 2020. Já para  2021, os escolhidos foram Preto Zezé, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e a equipe de cientistas cearenses que criaram o capacete Elmo.

Leia também | Governo do Estado lança edital para seleção de mais 30 bolsistas para atuarem com agentes sociais

Para edição de 2022, serão homenageados Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha, o senador Cid Gomes e José Ricardo Montenegro Cavalcante. Os nomes foram divulgados pelo governador Camilo Santana, durante a live semanal de bate-papo virtual com a população.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A escolha dos nomes foi feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados. “Durante essa pandemia, não realizamos, desde 2020, a homenagem da Medalha da Abolição, maior honraria que se dá a um cearense. Por isso, no evento de 2022, teremos nove nomes entre os homenageados”, explicou o governador.

Confira a lista dos agraciados com a Medalha da Abolição:

Socorro França: titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), tem longo histórico de luta pelos direitos da população do Ceará.

Espedito Veloso de Carvalho: o popular Espedito Seleiro é filho do Cariri e seleiro de ofício ao aprender a confeccionar selas com oitos anos de idade. Um dos grandes artistas do Brasil com suas peças de couro, hoje é mestre da cultura do Ceará, e reconhecido internacionalmente.

Antônio José Rodrigues Cavalcante: Tom Cavalcante é humorista, ator, apresentador, radialista e dublador repercussão nacional.

Elmo: será homenageada a equipe de cientistas cearenses que criou o Capacete de Respiração Assistida, que salvou vidas na pandemia por evitar a entubação de pacientes.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira: desembargadora eleita no biênio de 2021 a 2023 como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

Francisco José Pereira de Lima: Preto Zezé é presidente da Cufa (Central Única das Favelas), com grande histórico de trabalho social, reconhecido na defesa dos direitos dos mais humildes e importante figura nos debates contra o racismo.

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo: Amandinha é jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol, eleita oito vezes a melhor do mundo, e atualmente joga no Torreblanca, da Espanha. Será a mais jovem cearense a receber a honraria.

Cid Ferreira Gomes: senador da República, foi governador do Ceará por oito anos, e um dos grandes responsáveis por essa grande revolução na Educação do Ceará. Foi Ministro da Educação no Governo Dilma Roussef.

José Ricardo Montenegro Cavalcante: presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é um entusiasta do projeto do hidrogênio verde no Ceará, e foi um dos grandes apoiadores do Estado durante a pandemia.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.