O empresário e consultor de negócios Eduardo Gomes de Matos, fundador da Gomes de Matos Consultoria, foi o entrevistado desta quarta-feira (9) no sétimo episódio da franquia JC Business. Na conversa, ele traçou um panorama do mercado de trabalho no Brasil e no mundo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
JC Business com Eduardo Gomes de Matos
Para Eduardo Gomes, há uma carência de profissionais qualificados no mercado. “Hoje, no Brasil, nós temos vagas de trabalho para pessoas qualificadas e nós não temos pessoas para preencher essas vagas. O pior é que a tendência dessa perspectiva é piorar. Provavelmente, nós teremos, nos próximos anos, uma carência de 12 a 18 milhões de pessoas nesse perfil no Brasil. Estamos vivendo novas mudanças que têm proporcionado essa crise de talentos. Uma das grandes mudanças é do perfil da população, não só do Brasil, mas do mundo”, explicou no episódio disponível no YouTube do GCMais.
“Mundialmente, a grande crise hoje começa pela tecnologia. No mundo, teremos uma carência de tecnólogos. No Brasil, nós teremos grandes necessidades de pessoas trabalhando em áreas de serviço, em áreas relacionadas, de cuidado, saúde, educação. Já temos essa grande carência e vai se agravar nos próximos anos”, projetou.
Saiba mais sobre o JC Business
Leia mais | Marcos Aragão, novo presidente da Unimed Fortaleza, projeta expansão da empresa e novas contratações
Da reinvenção à retomada durante a pandemia, a economia brasileira vive uma fase de crescimento. Novos negócios surgiram, tecnologias foram aperfeiçoadas, e o marketing está cada vez mais alinhado às tendências e aos anseios de um consumidor cada vez mais exigente. É para discutir os novos cenários do mercado corporativo que o Grupo Cidade de Comunicação (GCC) lançou mais um projeto multiplataforma: o JC Business.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As entrevistas do JC Business são conduzidas pela jornalista Bianca Saraiva. Um desafio que a apresentadora encara com bastante entusiasmo. “Depois de 17 anos de profissão, uma nova estreia é sempre empolgante. Eu, enquanto jornalista, nunca havia trabalhado com o mundo dos negócios e está sendo um desafio mergulhar mais e descobrir o quanto o assunto é amplo e faz parte da vida de todos nós. Com o JC Business, nós vamos debater a nova economia e como as empresas estão se adaptando a essa realidade. Sempre numa linguagem simples e de acesso a todos”, afirmou a apresentadora.