Os testes de uma nova vacina contra raiva (antirrábica) em humanos foram iniciados por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e do Instituto de Saúde Ifakara, na Tanzânia. Os estudos devem comparar o novo imunizante com um outro que já está em uso no país africano.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vacina antirrábica
A vacina é conhecida como ChAdOx2 RabG. A nova vacina utiliza a mesma tecnologia aplicada na fórmula da Covid-19, alterando o vetor viral.
“A raiva causa mais de 1,5 mil mortes por ano na Tanzânia e impõe um encargo financeiro significativo para os mais pobres da comunidade que necessitam de PEP [profilaxia pré-exposição] e tratamento de apoio após uma mordida com animal raivoso”, destacou Ally Olotu, do Instituto de Saúde Ifakara.
O pesquisador responsável pela nova vacina, Sandy Douglas, explicou sobre a eficácia da vacina. “As vacinas antirrábicas atuais são eficazes, mas requerem doses múltiplas e são muito caras para uso amplo. Uma vacina de dose única e de baixo custo seria um divisor de águas. Este estudo deve nos mostrar se nossa nova vacina pode fornecer isso”, complementou.
Leia mais | Saiba onde levar cães e gatos para tomar a vacina antirrábica em Fortaleza
Vacina em Fortaleza
A raiva é uma doença infecciosa viral grave, que pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas e arranhões de animais. Por isso, é importante que quem é tutor de cães ou gatos procure um local para aplicar a vacina antirrábica no bichinho de estimação.
A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. Os médicos e veterinários destacam que a única forma de evitar esta enfermidade é com a vacina antirrábica.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<