A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai passar a exigir de alunos e professores o passaporte vacinal que comprove as doses de vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9). Serão exigidas pelo menos duas doses do imunizante ou a dose única para que eles possam retornar às atividades presenciais. As aulas do semestre letivo terão início no dia 16 de março.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No informe, a universidade comunica que quem não estiver com o passaporte vacinal em dia precisa assinar uma autodeclaração e ficar em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que sejam comunicadas novas regras.
A decisão foi elaborada pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e à Reitoria.
Professores e estudantes que estejam em grupos de risco terão medidas especiais, de acordo com a publicação da UFC. A universidade também dá orientações sobre como proceder em caso de apresentação de sintomas de síndrome respiratória ao longo do semestre.
De acordo com o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, elaborado pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), as normas do decreto do Governo do Estado do Ceará serão cumpridas dentro da universidade, sendo obrigatório o uso de máscara dentro da instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.
No documento, há um manual com orientações para uso de espaços físicos da universidade, como ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas e uso de elevadores.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<