Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba até quando beneficiários do CadÚnico e do Auxílio Brasil devem atualizar cadastro

Famílias inscritas no CadÚnico ganham programa de descontos; saiba quem tem direito

Foto: Governo Federal

As atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) devem ser realizadas entre março e dezembro deste ano, informa a Prefeitura de Fortaleza. De acordo com a gestão municipal, a atualização é exigência do Ministério da Cidadania e tem como objetivo averiguar e revisar os cadastros para evitar que pessoas que não cumpram os requisitos recebam o benefício do Programa Auxílio Brasil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

CadÚnico e Auxílio Brasil

Os casos de averiguação cadastral são famílias que foram identificadas com renda acima da linha de pobreza, ou seja, de R$ 210. Já a revisão cadastral deve ser feita por famílias que estão com os dados desatualizados há mais de dois anos.

“Em casos de não atualização, o Auxílio Brasil será bloqueado e, posteriormente, cancelado. Dessa forma, incidirá também no Benefício Extraordinário e no Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, enquanto as inconsistências cadastrais não forem sanadas”, destacou a Prefeitura.

Para regularizar as pendências, o responsável familiar deverá atualizar o CadÚnico em uma das seguintes unidades: Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros Pop, Núcleos do Cadastro Único das Regionais e os Vapt Vupts Messejana e Antônio Bezerra.

Documentação necessária para atualizar cadastro

Responsável familiar: CPF, título de eleitor, carteira de identidade (RG); carteira de trabalho ou último contracheque (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada); comprovante de endereço atualizado.

Publicidade

Crianças, adolescentes e jovens: certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG); declaração escolar (para quem está frequentando escola de 04 a 21 anos incompletos).

Demais membros adultos: qualquer documento de validade nacional (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor; carteira de Ttabalho e último contracheque – obrigatório para quem trabalha de carteira assinada).

Leia mais | Auxílio Brasil: veja o calendário de pagamentos de fevereiro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile