ECONOMIA

Ceará é o segundo estado do Brasil que mais desempregou

Estado registrou 40.658 admissões e 42.166 desligamentos

Compartilhe:
11 de março de 2022
Roberta Fontelles

Em janeiro de 2022, o Ceará registrou perda de vagas de emprego, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicados na última quinta-feira (10).

Ceará é o segundo estado do Brasil que mais desempregou
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ceará: vagas de emprego

Foram 40.658 admissões e 42.166 desligamentos, um saldo negativo de 1.508 vagas de emprego. De acordo com o levantamento, este é o segundo pior saldo entre os estados brasileiros. O Rio Grande do Norte fechou 2.430 vagas e lidera a lista.

O Brasil gerou 155,2 mil empregos com carteira assinada em janeiro. Ao todo, foram 1.777.646 contratações e 1.622.468 demissões. O saldo representa uma piora na comparação com janeiro de 2021, quando foram abertas 254,3 mil empregos formais.

Leia mais | Shopping em Fortaleza vai abrir 200 vagas de emprego em 2022

Conheça as histórias por trás dos números dos empregos no Ceará

Histórias de quem conseguiu uma oportunidade de emprego formal no Ceará e também quem perdeu o emprego ao se recolocar profissionalmente marcam o segundo ano pandêmico. “Foi um grande momento para mim e para a minha família”, afirmou Raphael Venâncio após conseguir um emprego depois de passar mais de três anos completamente desempregado. Por outro lado, depois de perder o emprego após três meses numa empresa, Guilherme Almeida não sabia como informar a família sobre o desligamento.

O que as duas histórias sobre emprego têm em comum é a emoção. Embora antagônicas, mostram como ter ou não um emprego mexe com toda a família. O estado do Ceará terminou o ano de 2021 com um saldo positivo de 81.460 empregos gerados.

Entre esses, está a vaga ocupada pelo Raphael, que é formado em Administração. A última experiência profissional do jovem de 28 anos tinha sido ainda em 2018, quando saiu de uma empresa de importação e exportação. De lá para cá, foram incontáveis currículos enviados, dezenas de entrevistas feitas e muitos não’s. O administrador chegou a pensar em “desistir de toda a carreira e recomeçar do zero”, o que acabou não acontecendo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.