A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta sexta-feira (11), um mutirão de castração de gatos do Polo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, localizado no bairro São Gerardo. O foco da ação são gatos capturados pela equipe do VetMóvel (na unidade que funciona no Polo de Lazer) com o apoio de protetores de animais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Geridos pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), os VetMóveis oferecem serviços gratuitos para cães e gatos de Fortaleza, como a castração. A Coepa gerencia duas unidades itinerantes e uma fixa, localizada ao lado da Clínica Veterinária Jacó.
De acordo com a Prefeitura, os gatos, entre machos e fêmeas, serão castrados e direcionados a um lar temporário onde estarão disponíveis para adoção.
Leia também | Associação de Fortaleza oferece 300 mamografias gratuitas para mulheres em situação vulnerável
De acordo com Marcel Girão, titular da Coepa, a iniciativa é importante porque “atua no controle populacional dos animais abandonados que vivem nas ruas e não somente daqueles tutorados”.
A castração é um procedimento cirúrgico simples realizado para impedir a reprodução desenfreada de cães e gatos. Em seis anos, estima-se que uma cadela e seus descendentes possam gerar 64 mil filhotes.
Processo de castração de gatos nos Vetmóveis
Para castrações nos VetMóveis, tutores de cães e gatos de Fortaleza podem realizar cadastro exclusivamente pelo telefone 156 e aguardar por agendamento confirmado pela Coepa. Além da castração, as unidades do VetMóvel oferecem consultas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Apenas nos dois primeiros meses deste ano, foram realizados 3.489 procedimentos pelas unidades do VetMóvel. Ao longo de 2021, foram mais de 53 mil serviços e atividades em benefício dos animais.
No caso de consultas no VetMóvel, todos os dias, a partir de 8 horas, são distribuídas em cada unidade intinerante 20 fichas para atendimento clínico pela manhã e outras 20 fichas às 12 horas para atendimento à tarde.
Contato para adoção de animais castrados
Período: até o dia 18/03 (sexta-feira)
Contatos: (85) 3272-3356 e (85) 3472-3005 – Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa)
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h Documentação: é necessário portar RG, CPF e comprovante de residência.