O Governo do Ceará anunciou, nesta sexta-feira (11), a revisão salarial de 10,74% para agentes comunitários de saúde (ACSs) do Estado. A medida beneficia 6.361 servidores e deve ser incorporada imediatamente. Dessa forma, a partir de abril, a categoria considerada fundamental para a promoção da atenção primária em saúde terá reajuste de salários equivalente ao concedido para os servidores da administração estadual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O decreto que estabelece a revisão salarial dos agentes comunitários de saúde foi assinado pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela, e pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.
Leia também | Prefeitura de Caucaia concede aumento salarial de 13,13% para servidores efetivos do município
Os agentes comunitários de saúde do Estado têm contratação direta vinculada por Regime Jurídico Administrativo Especial, estabelecido em lei estadual aprovada em 2008.
“Esses profissionais também foram beneficiados pelo adicional de insalubridade, incorporado por lei aprovada pela Assembleia Legislativa. Com esse reajuste de 10,74%, passam a receber acima do piso nacional”, destacou o governador do Ceará, Camilo Santana.
Valorização dos agentes comunitários de saúde
Na avaliação do titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha, o reajuste como de extrema importância pelo reconhecimento e pela valorização desses profissionais que atuam na atenção primária. “É uma categoria que surgiu no estado na década de 1980, depois sendo reconhecida pelo governo federal em 1991. O trabalho deles tem impacto histórico na redução da mortalidade infantil no Ceará, inclusive com reconhecimento internacional. Hoje, com esse reajuste, o Governo do Ceará reafirma seu compromisso com os trabalhadores responsáveis pela prevenção e promoção da Saúde”, afirmou.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Ao agradecer a atuação dos agentes, a vice-governadora Izolda Cela ressaltou que estes profissionais são os mais próximos das famílias e das comunidades cearenses. “São pessoas de confiança dessas famílias, que ajudam em diversas situações, sempre com muita dedicação, competência e presença constante na vida dos usuários da Saúde