As Forças de Segurança do Ceará apreenderam, em fevereiro deste ano 750,2 quilos de drogas (cocaína, crack e derivados de maconha) em todo o Estado. O balanço representa aumento de 400% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período no ano de 2021. Em fevereiro do ano passado, foram apreendidos 150,2 kg de entorpecentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/SSPDS).
Houve aumento significativo também no acumulado do ano no número de apreensões de drogas, em todo o Ceará. Na soma de janeiro e fevereiro de 2022, a Polícia Civil do Estado do Ceará e a Polícia Militar do Ceará recolheram pouco mais de uma tonelada de entorpecentes em ações realizadas nos municípios cearenses. O dado é 88,4% superior ao dos dois primeiros meses de 2021, quando foram apreendidos 531 kg.
Combate ao tráfico de drogas no Ceará
Durante o mês de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Ceará e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou com quatro pessoas presas e nas apreensões de mais de 100 quilos de drogas. A abordagem foi realizada no município de Viçosa do Ceará, onde os agentes encontraram entorpecentes dentro de pneus de um trator, que estavam na traseira de uma caminhonete.
Leia mais| Centro de Referência e Apoio a Mulher amplia atendimentos aos fins de semana e feriados
Outro trabalho que se destaca é o do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da Polícia Civil no Cariri, que atua no combate ao tráfico de drogas, especialmente na divisa do Ceará. De acordo com o delegado Felipe Marinho, titular do NCTD, os números positivos são um estímulo para a continuidade do trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará. “A partir do aprimoramento das nossas técnicas de investigação, com auxílio do Poder Judiciário e do Ministério Público, as apreensões só crescem”, comemorou.
Somente no Cariri, de janeiro a dezembro do ano passado foram apreendidos 673 quilos de maconha, além de cerca de 678 pés de maconha, 47 mil gramas de crack , 73 quilos de cocaína e 806 comprimidos de ecstasy, com um total de 82 prisões.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<